Alguns jogos, como projetos pequenos, ou antigos, são distribuídos gratuitamente. No entanto, nenhum jogo que necessite sustentar um servidor online é completamente grátis. Especialmente se tratar-se de um MMO (massively multiplayer online), onde milhares de pessoas jogam simultaneamente.
Atualmente, existem três sistemas básicos de financiamento de um jogo online. O F2P ("free to play", ou grátis para jogar), o B2P ("buy to play", onde você precisa apenas comprar o jogo) e o P2P ("pay to play", onde você precisa pagar uma mensalidade/aluguel para poder jogar).
1. Jogos F2P
Geralmente, possuem um sistema de cash, onde você compra itens especiais que não estão disponíveis sem ser com pagamento por dinheiro real. Mas existem outras hipóteses, que iremos analisar através de exemplos.
1.1. Sistema de "conta premium"
Nesse sistema, o jogo torna-se praticamente outro para quem paga para ter uma conta desse tipo.
Usaremos como exemplo o jogo Tibia.
Você só tem acesso a certas partes do mapa se "pagar para jogar". Além disso, uma conta premium te dará Magias exclusivas, Quests exclusivas, ter casas, formar guildas... (os gráficos ficam 3D e ativa o som do jogo... Mentira. Ele continua ruim mesmo com premium account).
A diferença entre quem paga para jogar e quem não paga é simplesmente absurda. Se torna realmente um outro jogo. É como se uma conta comum fosse uma "demonstração" do jogo, enquanto a premium account fosse o jogo de verdade.
1.2. Sistema de itens exclusivos
Nesse caso, o jogo te "obriga" a pagar para jogar de uma maneira um pouco mais disfarçada, mas, muitas vezes, não menos sútil. Isso porque a maioria dos MMO seguem um esquema competitivo, onde é valorizado muito mais o dinheiro que a pessoa pagou no jogo do que as habilidades do jogador.
Vamos usar como exemplo o jogo Allods (que, por sinal, é um jogo bem parecido com World of Warcraft, que iremos falar mais a frente).
O jogo teoricamente é grátis para jogar. Mas, o objetivo maior nele, é criar um personagem, evoluí-lo, e participar de quests competitivas ou lutas contra outros jogadores (PvP). Você, então, precisa ter um personagem competitivo em relação aos demais jogadores para poder participar dos principais objetivos/atrativos do jogo.
O cash shop possui um item chamado "runa". Você precisa comprar Runas para equipar no personagem, para ganhar mais dano/cura/defesa.
Cada nível de runa é cumulativa, ou seja, você precisa de 2 níveis anteriores, para ter a de próximo nível. Ou seja [2], se você quer uma runa de nível 5, vai precisar de duas de nível 4, que são quatro de nível 3, que são oito de nível 2, que são 16 runas de nível 1.
E olha que eu só falei da Runa de nível 5. A galera "hardcore", que joga, tem Runas de nível 9 pra cima. Ou seja, mesmo pegando nível máximo, pegando equipamentos completamente raros, você ainda é uma mosca se não tiver as benditas runas.
Enfim, fabricar uma runa de nível 4 custa uns.... 20 reais. Logo, uma runa de nível 5 são R$ 40. Sendo que você precisa de 6 runas (São 6 slots, 3 para dano, e 3 para cura/defesa), logo, são cinco runas nível 5, para ser um cara na média, então são 40 vezes 6, que são meros 240 reais. Uma única runa de nível 9 são 16 runas de nível 5, e custa, aproximadamente, 640 reais. Agora, faça vezes 6. São quase 4 mil reais para ter 6 runas de nível 9.
É o que chamamos de "Pay to Win".
Mesmo em MapleStory, onde o PvP é um detalhe totalmente dispensável, existe competição para ver quem possui os melhores itens, possui o maior dano, upa mais rápido, ou mesmo quem tem o personagem mais bonito e estiloso.
Claro que você pode optar por não pagar. Mas, novamente, o jogo grátis passa a ser, praticamente, uma "demonstração", onde seu acesso a todo o conteúdo do game é fortemente impedido pelas mecânicas do MMO.
1.3. Sistema de itens não exclusivos
Nesses jogos, teoricamente, todos os itens são acessíveis mesmo para aqueles que não pagam com dinheiro real. O jogo possui um cash shop com itens que podem ser conseguidos simplesmente jogando o jogo.
Geralmente, jogos com foco exclusivo na competição focam nesse sistema. Um exemplo muito famoso é o Team Fortress 2.
O problema surge porque o foco do jogo é na competição. Qualquer vantagem que você tenha em relação a um outro jogador desequilibra o game.
Ao começar a jogar agora, é fácil perceber como outros jogadores terão muita vantagem sobre você. E é extremamente comum que as pessoas se frustrem e, ao invés de desistir do jogo, optem por pagar para terem itens melhores. E isso realmente faz uma diferença gigante no gameplay.
Esse sistema de itens não exclusivos, certamente é o que menos obriga o jogador a pagar para jogar. Mas mesmo nele, as experiências são completamente diferentes para quem decide pagar, e para quem decide jogar sem gastar dinheiro.
2. Jogos B2P
São poucos MMOs que optam por um sistema onde a pessoa paga somente uma vez e tem acesso ilimitado ao jogo. Isso, em regra, acontece porque os custos com a manutenção de servidores é constante.
A maioria mescla um sistema de B2P com um sistema de cash shop, ou com uma mensalidade. O que une dos males em um só.
Vamos usar como exemplo Guild Wars 2.
O jogo custa U$ 59,00. E, ao comprá-lo, você tem acesso a tudo, absolutamente tudo, no jogo. Não existe nenhum equipamento que seja comprado com o sistema de cash. O jogo se divide na parte de batalhar contra monstros (PvE) e combatar contra outros jogadores (PvP).
Assim que você entra no mapa específico de PvP, seu personagem irá para o level máximo. E os equipamentos serão comprados exclusivamente com moedas ganhas através de pontos do próprio PvP.
No entanto, o jogo tem sim um sistema de cash shop. O qual foi prometido que terá apenas itens estéticos e que aumentem o número de personagens criáveis por conta (atualmente, uma conta normal só pode ter 5 personagens ao mesmo tempo), ou aumentar o números de itens que você poderá carregar ao mesmo tempo.
O que apesar de se algo sem tanta relevância, faz sim diferença no jogo.
3. Jogos P2P
São jogos que você precisa pagar de tempos em tempos para ter acesso aos servidores. Já foram em número muito grande, mas hoje estão deixando esse sistema para adotar o F2P.
Não porque eles se tornaram "bonzinhos" ou fracassaram como jogos, mas sim porque o valor que você paga assusta bastante na hora de começar a jogar. Especialmente porque, além da mensalidade, você precisa "comprar" o jogo (B2P).
Usando como exemplo World of Warcraft (WoW), você gastaria hoje, mais de R$ 200,00 reais para comprar o jogo com todas as suas expansões, mais R$ 15,00 reais mensalmente. Sem sombra de dúvida, assusta bastante.
Mas, incrivelmente, se formos comparar com a média geral dos jogadores de level máximo de Allods, que gastam com esse jogo "grátis" cerca de R$ 600,00 anualmente, WoW sairia mais barato (levantamento feito de maneira pessoal e informal).
4. Considerações Finais
O sistema F2P se tornou o foco não pelo fato das pessoas não estarem dispostas a pagar, mas sim porque com ele é mais fácil "camuflar" o quanto você está pagando. Poucas pessoas possuem o controle mensal dos seus gastos, e acabam se enganando com itens de cash shop, pensando sempre "ah, é só R$ 5,00". Mas é uma comprar que pode ocorrer um número ilimitado de vezes.
A dica do site Asiadis Games é sempre pesquisa e conhecer a fundo o jogo. Por esse motivo, no "Conhecendo o Jogo" sempre colocamos o sistema adotado pelo jogo e o quanto achamos (em uma análise inicial) o sistema de cash influencia no jogo.
E jogue para se divertir. Competitividade exagerada pode estragar sua experiência mesmo com jogos bons.
2 comentários:
Gostei da redação e gostaria de acrescentar mais uma coisa. Isso que foi exposto só vale para jogos MMO-RPG, pois há outros jogos com propostas diferentes que são totalmente grátis como alguns de estratégias, jogos de tiros e de esporte. O texto contextualizou os jogos RPG. Entretanto nesses outros jogos - não RPG - geralmente não tem a mesma capacidade de quantidade de usuário numa "mesma sala", mas a disputa\competição fica somente pela capacidade e competência do jogador, contra também milhares de pessoas.
Sim, o foco foi totalmente nos MMOs, David.
Eu não queria entrar no geral, porque senão o assunto iria flutuar muito. E também iria entrar naquela questão sobre servidores. Por exemplo, um jogo como Battlefield 3, você precisa comprar o jogo, e depois precisa entrar em servidores para jogar. Estes servidores não são gratuitos: Alguém precisa comprar (Coisa de 2 dólares a cada tantos dias), pra que ele seja hosteado. Não é a empresa que vendeu o jogo que corre atrás disso.
Já é diferente de jogos como Left 4 Dead, aonde jogam até 4 pessoas, aonde podem ser hosteados no "líder" da sala, ou então por servidores dedicados da Valve. Isso é muito diferente, já que a Valve tem estrutura pra aguentar algumas milhares de salas. Não é atoa então que os jogos que tem como principal propósito o single-player, terem opções de multiplayer meio que não ligadas a um host maior, tendo então que ser feito pelo próprio jogador.
Já é diferente de Guild Wars, por exemplo, aonde é um MMO, e por ser online e massivo, o servidor é bancado única e exclusivamente pela empresa distribuidora/desenvolvedora, mas não possui mensalidade. É arriscado, mas se for de boa qualidade, existem outros métodos para se erguer.
Postar um comentário