1. O que é?
Link para o jogo: Wakfu
É uma MMORPG de fantasia, com combate baseado em turnos no sistema "tatical", de visão isométrica, grátis com sistema de conta premium e itens cash, desenvolvido em JAVA pela Ankama, e publicado pela Square Enix (isso mesmo, de Final Fantasy).
Ele é sucessor do "Dofus" (publicado aqui no Brasil pela LevelUP! Games), e segue muitos elementos de seu antecessor, mas com características que o tornam um jogo bastante diferenciado.
2. O que ele tem de bom?
Gráficos desenhados que, apesar de simples, são muito bem feitos.
Sistema de batalha tático e estratégico muito diferenciado dos demais MMORPGs.
14 classes diferentes dentro do jogo e um amplo e complexo sistema de profissões.
O jogo dá um foco muito grande para a interação social, seja dentro dos clãs, seja no seu sistema político, que será melhor abordado no item posterior.
3. Diferenciais
A "marca" Wakfu não é apenas um MMORPG. Ele é o que se chama de um "global cross-media brand".
Antes mesmo do lançamento do jogo, existia a série de TV. Além disso, Wakfu se passa no mesmo universo de seu antecessor, Dofus, sendo recentemente lançado um update comum para ambos os jogos.
No total, a marca Wakfu possui um jogo para Xbox Live (Islands of Wakfu), série de desenho animado, história em quadrinhos, 2 jogos para PC (5, considerando a marca Dofus), jogo de cartas, bonecos, pelúcias, e continua expandido a cada ano.
O grande foco do jogo, é que cada jogador faça diferença no mundo em que faz parte. E isso ocorre de 3 formas básicas:
- Batalhas: o número de monstros no universo do jogo depende de quantos são mortos a cada intervalo de tempo. Diferentemente dos demais MMORPGs, que possui um número fixo de monstros no mapa e de quantos irão nascer em um intervalo de tempo fixo, em Wakfu se muitos jogadores começarem a caçar um monstro específico, ele irá começar a ser mais raro, e outros começaram a se proliferar.
- Política: Wakfu possui um sistema de escolha de "governador" da "cidade" através do voto dos "cidadãos". Existem também outros cargos a serem ocupados dentro do sistema de governo e etc.
- Ecossistema: dentro do sistema de profissões, você deve explorar recursos no mapa. Mas se houver apenas exploração, esses recursos podem sumir completamente. E você poderá cuidar da proteção e manutenção desses recursos, como um ambientalista. Assim, não apenas o número de monstros é variável no jogo, mas todos os recursos dentro dele.
O sistema de "spells" e atributos também é diferenciado. As magias evoluem de acordo com o uso que você faz delas. E os atributos não seguem o padrão de "força, destreza, inteligência e etc...", mas se aproxima de um jogo de cartas (o que é necessário dentro de um sistema de batalha que se aproxima mais de um jogo de xadrez do que de um "MMORPG point and click" comum).
4. Vídeo
0 comentários:
Postar um comentário