Terraria ~ Análise


1. Intro
Link: Terraria
Terraria é um jogo sandbox (mundo aberto para exploração não-linear), 2D, sidescroller (progressão lateral), feito em pixel art, pago (com preço convencional de U$ 10,00, disponível pela steam), onde o foco é a aventura e exploração.


O destaque do jogo é o fato de todo o mapa ser formado por blocos, existindo a possibilidade de se retirar e recolocar tais blocos. Modificando completamente o mapa.

Assim, foi inevitável a comparação com o fenômeno indie, Minecraft (contanto com o mesmo sistema de: dia mais tranquilo e noites tensas).
No entanto, já nos primeiros minutos de jogo, sentimos a enorme diferença entre esses dois títulos.

Enquanto este último é focado em ser um modelo aberto para criação de um mapa personalizado, Terraria foca na aventura, te dando um mundo repleto de desafios e com algumas estruturas já prontas para exploração.


2. Game DNA
(Vídeo feito antes dos desenvolvedores anunciarem que não irão mais atualizar o jogo)



3. Apresentação e Aparência
O menu inicial do jogo é bem simples, mas é fácil de se entender.
O sistema de criação de personagem é meio esquisito, mas te dá muitas opções, considerando que este é um jogo em pixel art.
No entanto, quem for começar sem nunca ter lido nada sobre o jogo, certamente se sentirá um pouco perdido, já que o guia do games só aparece em forma de NPC, dando informações aleatórias e geralmente inúteis.

Os gráficos são no estilo retro, em pixel art, com um sistema de iluminação de deixa sua aparência com um charme especial.
No entanto, para aqueles que não estão familiarizados com os gráficos de super nintendo, talvez estranhem um pouco. A mim, os gráficos lembraram muito o clássico Final Fantasy III.

A trilha sonora é original, e incrivelmente bem trabalhada, variando em cada bioma.
No entanto, os efeitos sonoros soam meio estranhos e repetitivos.


4. Mecânica de Jogo
O foco é a simplicidade.
Tudo é feito de forma bem simples. Mas para descobrir como fazer, é natural que você precise consultar o "wiki" (http://wiki.terrariaonline.com/Terraria_Wiki). Já que o game não conta com um tutorial.

A parte que mais em incomodou, foi o combate "corpo a corpo", que fica bastante limitado pela jogabilidade 2D.

O sistemas de magias (se é que pode ser considerado que realmente existe um), acaba pecando pela simplicidade e aleatoriedade. Para conseguir mana, você depende de estralas cadentes aparecerem aleatoriamente pelo mapa. E para as magias, você precisa usar armas específicas. Ou seja, você fica limitado a uma magia de cada vez.

O maior destaque, na minha concepção, é o fato do jogo conseguir dar destaque à habilidade e experiência do jogador, ao invés de focar em atributos normais de um RPG (como força, destreza e etc).
A suas armas é que definem que tipo de jogador você será. Sendo totalmente livre a mudança no estilo de combate adotado, mesmo durante uma mesma luta.


5. Conteúdo
Terraria conta com uma enormidade de itens, inimigos, biomas e blocos para serem utilizados e explorados.

Infelizmente, os desenvolvedores anunciaram que não iriam mais atualizar o conteúdo do jogo. O que, além de minar nossas expectativas, diminuiu imensamente a produtividade da comunidade do jogo.
Desta forma, são raros novos mods (modificações) e mapas personalizados.
Mesmo assim, o conteúdo continua sendo o grande destaque do jogo.

O sistema multiplayer, apesar de ser um pouco confuso e limitado, gera um valor de "replay" grande. Então espere passar mais de 50 horas no mundo de Terraria.


6. Imersão
Em Terraria, é engraçado como você se sente mais ligado ao mapa que ao seu personagem.

Isso ocorre, creio eu, devido a dois fatores:
1º - Você morrerá bastante. E, às vezes, é praticamente impossível evitar sua morte (especialmente em relação às armadilhas).
Isso faz você perder um pouco o senso de sobrevivência, e pode fazer com que você pare de se importar com o seu personagem.

2º - O seu char (character) não evolui. Os seus equipamentos evoluem. Suas habilidades como jogador evoluem. Mas os seu personagem continua praticamente a mesma coisa desde o começo ao final do jogo (exceto pelo seu HP e seus pontos de Mana). Mas se você passar todos seus itens para um novo personagem, ele ficará tão forte quanto o anterior.

Mas a possibilidade de customizar integralmente o mapa, irá te prender muito ao jogo. E o risco de se viciar nele é grande.


7. Diversão
Todos os elementos citados tornaram o jogo extremamente divertido para mim.
É a soma entre jogabilidade simples e fácil de se aprender, com o correto desafio e grandiosidade de conteúdo.

Outro fator importantíssimo, é que, apesar de ser um jogo de tirar e colocar blocos, o jogo não fica monótono em nenhum momento.
Além disso, mesmo com itens mais "evoluídos" no jogo, a chance de morrer é constante.

Infelizmente, o jogo não garante uma diversão ilimitada. É provável que depois de algumas horas, você simplesmente enjoe do game e só volte a jogar na companhia de um amigo (no modo multiplayer).


8. Nota

0 comentários:

Postar um comentário