Esse post só foi possível graças ao novo colaborador do Asiadis Games, o Sleep/Horenpa!
O lançamento de Guild Wars 2 finalmente se aproxima! Será essa semana, dia 25/08/2012, para quem fez a pré-compra do jogo, e dia 28/08/2012 para os demais jogadores.
Por este motivo, resolvemos fazer um mini guia das classes do jogo, focando apenas nos pontos principais.
Existem oito classes disponíveis, chamadas no jogo de profissões, e você escolhe qual quer seguir na criação do seu personagem.
Ao usar seu personagem, você terá acesso a 10 skills ao mesmo tempo. As 5 primeiras determinadas pela interação entre as suas armas, e as 5 últimas que dependem da sua profissão e da sua raça, desbloqueadas com skills points.
Você pode mudar rapidamente sua arma, tendo acesso rápido a outras 5 skills (através do weapon swap).
Além disso, você tem acesso a de uma a três skills especiais, chamadas de "F"s skills já que são controladas com "F1", "F2", "F3" ou "F4".
Nenhuma das profissões possui uma característica determinante, como "classe de dano", "classe de defesa" ou "classe de suporte". Dependendo das suas escolhas, você pode seguir qualquer um desses ramos com qualquer profissão, ou até seguir todos ao mesmo tempo.
A primeira skill de profissão é sempre uma skill ativa de cura. Existem também skills que interagem uma com a outra. Por exemplo, você usa uma skill de efeito temporário no chão, e usa outra skill para ativar esse efeito. São os chamados "combos".
As profissões, já que não se dividem por ramo, se dividem pelo tipo de armadura que podem utilizar. São elas: Heavy Armor, com Warrior e Guardian; Medium Armor, com Ranger, Engineer e Thief; e Light Armor, com Elementalist, Mesmer e Necromancer. Também conhecidos pelos nomes de Soldiers, Adventures e Scholars, respectivamente.
1. Warrior
São os guerreiros do jogo. Podem usar praticamente todos os tipos de armas disponíveis. Conseguem equilibrar atributos de ataque e defesa, mas geralmente os que jogam com essa classe escolhem bater, bater e bater.
Podem focar em atacar um número grande de inimigos, ou centralizar seu dano em um único adversário. Possuem também habilidades com escudo e armas de longa distância. É a classe mais versátil, e olhe que todas as profissões já são muito versáteis.
1.1. Especial
Guerreiros, além da barra de HP, possuem um mostrador de "adrenalina", que aumenta de nível a cada ataque que eles desferem. Esse mostrador possui três fases, e, em cada fase, o dano do guerreiro é aumentado.
Você também pode utilizar a adrenalina para usar o chamado "ataque de fúria" (brust atack), com o "F1". Esse ataque varia de acordo com a arma que você está utilizando, mas é sempre bem poderoso.
2. Guardian
Não é um "tanker", nem é uma classe de suporte. Lembra bastante um paladino, já que, além de ataques físicos, pode usar magias para se proteger, ou combater seus inimigos.
São quase tão versáteis quanto os guerreiros, com o diferencial de não poderem usar armas de dano físico a longa distância. Mas conseguem utilizar armas de dano mágico.
Geralmente, os jogadores desse ramo optam por ter habilidades de defesa e suporte aos aliados. Mas essa profissão também consegue ter um dano em área grande, e um ótimo controle dos inimigos.
2.1. Especial
Guardian possui 3 buffs passivos individuais, chamados de "virtudes". Ele pode optar por sacrificá-los (com F1, F2 ou F3), perdendo sua habilidade por um tempo determinado, em prol de beneficiar todos os aliados ao redor com um buff semelhante ao sacrificado, por um período de tempo bem curto.
Por exemplo, uma das virtudes dá aos Guardians a habilidade de adicionar o atributo de fogo ao seu quinto ataque em um inimigo. Sacrificando essa habilidade, o próximo ataque de todos os seus aliados terá esse atributo de fogo.
3. Ranger
Profissão baseada em pets (não em megazords). Você escolhe uma entre três possíveis opções de pet na criação do seu personagem (durante o jogo você poderá capturar as outras duas, além de vários outros). Os pets iniciais dependem da raça escolhida para o seu personagem.
Diferente dos demais MMORPGs, o ranger aqui é mais um caçador do que um arqueiro. Podendo usar, além de arcos, machados, espadas e etc...
Praticamente todos os rangers que eu encontrei no jogo, focaram em dano a longa distância. Mas a variedade de skills e armas é muito grande, podendo-se focar em traps ou até em sobrevivência.
3.1. Especial
A habilidade especial do Ranger não é exatamente do "Ranger", e sim do seu pet. Cada pet possui pelo menos uma habilidade especial (ativada no F1) e algum bonus passivo.
Todos os pets do jogo são extremamente versáteis, podendo assumir qualquer função, a depender do seu método de jogo e das suas estratégias.
4. Engineer
É a classe especializada em armas de fogo. Em relação aos equipamentos que podem utilizar, são bastante limitados, já que só usam armas de fogo. Mas em relação às habilidades específicas da classe e às estratégias de jogo, são muito versáteis.
Eles têm acesso a um arsenal de bombas, torres (turrets), lança chamas, kit médico, kit de armas e etc... Cada tipo de kit substitui suas habilidades pelas específicas do kit. Dando uma variação de skills muito grande (em contrapartida, essa classe não possui o weapon swap).
4.1. Especial
Essa classe possui o sistema de habilidades especiais mais complexo e variado de todos. As skills "F"s, dependem da skill específica da profissão que você está utilizando (as skills que ficam nos atalhos de 6 a 9).
Por exemplo, se você escolher a habilidade específica da classe "Mochila de Bombas", a sua skill especial será uma bomba gigante, tendo um cooldown totalmente distinto. Assim, o Engineer conta com um número de skills quase ilimitado.
5. Thief
Além de possuírem as habilidades de um assassino (como Stealth), podem se assemelhar a piratas ao usar pistols e arpon guns (ninja + pirata!).
Tem uma jogabilidade completamente diferente das demais classes. Suas skills de armas não possuem cooldown. Mas os Thieves possuem uma segunda barra, chamada de "iniciative", que gastam para usar suas habilidades (exceto a skill inicial, que tem custo 0). Tal barra recarrega com o passar do tempo.
5.1. Especial
A habilidade especial do Thief é "Steal" (furto). Com isso, ele pode "roubar" uma habilidade de qualquer inimigo que enfrente, seja ele um NPC ou outro jogador. Porém, ele só poderá usar uma única vez a habilidade roubada. Você usa F1 para roubar a habilidade desejada (que dependerá da arma utilizada pelo inimigo), e ao apertar F1 novamente, você usará a skill roubada.
Após seu uso, a tecla F1 voltará a ser a habilidade "Steal".
Isso permite que o Thief tenha um "sem número" de habilidades, e possa variar suas estratégias de combate de inúmeras formas.
6. Elementalist
É a classe de mago elemental. Possui um arsenal de armas teoricamente limitado, podendo usar somente Staff, Scepter ou Dagger como armas principais. Com as duas primeiras armas, o foco é o ataque a distância. Com a última, o foco passa a ser a defesa a curta distância.
No entanto, além disso podem conjurar armas elementais, dando uma variação grande no gameplay (em contrapartida, essa classe não possui o weapon swap);
6.1. Especial
A habilidade especial do Elementalis é poder variar entre os quatro elementos, através do F1, F2, F3 e F4.
Suas skills são baseadas nos elementos de fogo, água/gelo, ar/raio e terra. Cada um, possuindo características específicas, como dano, cura, imobilização e defesa. Em alguns casos, essas habilidades podem ser combinadas para formar, por exemplo, uma erupção de gelo.
7. Mesmer
É a classe ilusionista. Apesar de poder ser considerado um mago, essa classe pode optar por ser um combatente a curta distância, já que pode utilizar uma grande gama de armas.
Suas skills, em regras, sumonam cópias ou fantasmas para te ajudar durante a batalha. Sendo bastante interessante o fato das cópias poderem agir de maneira independente do jogador. Confundindo bastante os inimigos, inclusive no PvP.
Podem, também, utilizar mantras para causar debuffs aos adversários ou conseguir buffs para si.
7.1. Especial
Suas habilidades especiais são de interação com suas ilusões. Com cada botão, de F1 a F4, você sacrifica seus sumons em prol de algum efeito especial diferente.
Podendo ser um dano em área, deixar os inimigos cegos, tontos ou dazed (que impede o adversário de usar skills).
8. Necromancer
Mago especializado nas artes das trevas. Sua principal arma, é o Staff, mas podem usar também Scepter ou Axe.
Com suas skills podem sumonar e controlar zumbis. Podendo optar por destruí-los, ativando habilidades especiais como sugar a vida deles. São especializados, também, em aplicar efeitos negativos aos inimigos (debuffs), como veneno, tonteira, lerdeza e etc...
8.1. Especial
Além da barra de HP, o Necromancer possui uma barra chamada de "life force". A cada inimigo (ou mesmo aliado) que morre próximo a ti, essa barra irá encher. Com essa energia você poderá ativar a habilidade especial "Death Shround".
Com o Death Shround ativado, você entrará em um estado de sombras, ganhando 4 novas skills (mas perderá Life Force com o tempo). Tais habilidades variam entre dano, life steal e suporte.
1 comentários:
bom, valeu pelo guia acho que vou usar thief \o/
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