C9 ~ Rage Quit



1. O que é?
Site Oficial: C9 Webzen

C9, ou Continent of the Ninth Seal, é um Action MMORPG F2P que estava sendo muito aguardado por seus gráficos e sua jogabilidade action, que prometia ser completamente diferente dos demais jogos do gênero.

Mesmo se mostrando muito parecido com a jogabilidade de TERA em seus trailers (o que já quebrava a primeira promessa de ser um jogo diferenciado), o jogo chamou muita atenção, especialmente pelo fato de ser gratuito.

Inicialmente, vale destacar que nenhum momento estou fazendo juízo valorativo sobre o jogo ou sobre seus jogadores. Apenas dizendo os motivos que me fizeram desistir de jogá-lo. Creio que, principalmente, devido a uma expectativa muito alta de minha parte em relação a este título.


2. O que decepcionou?

2.1. Baixando o jogo
Baixar o jogo já foi meio complicado. O servidor oficial do próprio jogo é muito ruim. Várias pessoas apresentaram problemas com o download, e choveram reclamações. Mas hoje, já existem muitas opções de "Mirror Sites", que te permitem baixar o jogo mais tranquilamente.

O instalador do jogo é algo bem falho. Algumas coisas simplesmente te dizem: "Oi, eu sou grátis, então não reclame". Fora que ele te obriga a instalar um programa extra da webzen (administradora do jogo), o que bem desagradável (eu quero o jogo, só, nada mais...). 

Por fim, o laucher do jogo é pouco amigável, com menus confusos, e eu demorei um tempo até conseguir abrir o jogo. Isso porque ele exigiu que eu logasse, através do browser (navegador), no site da empresa. Só que ocorreu um erro simplesmente porque o Google Chrome não era suportado nesse processo. Então foi mais um download, dessa vez de um plugin, para conseguir simplesmente jogar o game.

2.2. Gráficos
Assim que você, finalmente, consegue logar, o que chama atenção muito negativamente são  os gráficos. O jogo inicia com uma CG, com gráficos do próprio jogo, com uma qualidade muito baixa. Alguns problemas de renderização e cenário sem nenhum atrativo. E o design do monstro é simplesmente falho, com uma movimentação extremamente rígida e artificial. Além disso, os diálogo aparecem em forma de balãozinho (balãozinho nesse tipo de jogo, com essa proposta, ficou completamente destoante), e a boca do personagem sequer finge se mexer quando ele fala.

A trilha sonora não é ruim, mas ela se mantém constante o tempo todo, seja quando você está batalhando, seja quando você está simplesmente andando por aí. Os efeitos sonoros do jogo são um constante "Déjà vu", além de skills distintas terem sons diferentes. Vozes são praticamente ausentes no jogo.

As texturas dos cenários e construções são horríveis. Simplesmente horríveis! Eles não se deram ao trabalho nem para procurar uma textura bonitinha, ou dar um "ctrl+c" e "ctrl+v" nas texturas de jogos melhores (e mesmo jogos grátis possuem visuais infinitamente mais bonitas, como o "Hunter Blade").

E quando os gráficos não são fidedignos aos trailers, a sensação que passa é de "fui enganado" (e logo surge e minha mente a voz do Nelson dizendo: "Ha ha!"). E sim, eu joguei com gráficos na qualidade máxima.
A única coisa que se destacou em relação à parte visual, foram os modelos do seu personagem. Mesmo o editor não tendo me agradado tanto, ele é bem completo se comparado a outros jogos gratuitos.

2.3. Jogabilidade
Depois de TERA ter mostrado que é possível um Action MMORPG de mapa aberto, encontrar um MMORPG que prometia ser revolucionário ainda estar limitado a estâncias, foi frustrante. Mas não foi isso que me chateou no jogo. O pior foi que o tão falado sistema de batalha é simplesmente igual ao de Dragon Nest, só que pior.
Explico.

Fui eu, todo "pimpão", criar meu super fortão extreme hunter (eu sou um arqueiro por natureza), só que além do jogo não me apresentar praticamente nada do personagem em quase duas horas de jogo, eu simplesmente desisti de usar arco e flecha.

Isso porque você inicia com um arco e com uma adaga. Para usar a adaga, basta segurar o botão de ataque do mouse e mirar em qualquer inimigo que aparecer. Ele vai dando um combo constante, com um dano relativamente alto.

Com arco e flecha, você precisa clicar e soltar o botão do mouse a cada ataque. Quando você segura o botão, teoricamente, você carregaria o ataque e daria mais dano. Só que o dano fica praticamente o mesmo, então acaba sendo muito melhor ficar clicando feito um maluco.

Agora me explica qual a diferença entre esse estilo de combate, e um sistema "point and click"? Até o fato de mirar é praticamente a mesma coisa.
A única coisa que o jogo apresente de nova (e relativamente nova, já que Cabal apresenta algo parecido), é um sistema de link skills, onde você precisa apertar as skills no momento (timing) correto.


3. O que pode te levar a continuar no jogo?
Caso você não tenha jogado Dragon Nest, ou simplesmente deteste gráficos no estilo anime, C9 pode ser uma opção para você, mesmo quase tudo no jogo aparentando pouco cuidado e ser de baixa qualidade.

Outro ponto forte do jogo, é o PvP. Que não chega a ser tão interessante quanto em Rusty Hearts, e infelizmente depende de você evoluir seu personagem no modo PvE.

O jogo também é bastante leve, e, por ser recente, possui muitos elementos que, para quem estava preso a games mais antigos (como Flyff ou Grand Chase) podem sim ser muito positivos. Se for, por exemplo, comparar os gráficos deste jogo com os de Tibia, C9 ganhará de dez a zero.

1 comentários:

Sori disse...

Cheguei a jogar e realmente é bem fraquinho, apesar de que achei os combos legais, mas não é um jogo atrativo =/

Postar um comentário