Super Smash Bros. Brawl ~ Análise



1. Intro
Super Smash Bros. Brawl é um jogo de luta com personagens de inúmero títulos da Nintendo (com a participação especial de Solid Snake, (do jogo Metal Gear, da Konami), e o mascote da Sega, o porco-espinho mais famoso do mundo, Sonic. 



Outro traço importantíssimo, é que o jogo possui elementos do gênero plataforma (como visão lateral), com foco claro na diversão e com pouca violência gráfica, onde o objetivo não é "matar" o adversário, e sim derrubá-lo da plataforma do jogo. 
Exclusivo para Nintendo Wii.

É um dos pouco jogos do console da Nintendo da atual geração que abriu margem para o E-sports.

Esse é o terceiro título da franquia, que contou com um título para Nintendo 64 (Super Smash Bros.) e um para Game Cube (Super Smash Bros. Melee).


Você pode comprar o jogo pelo link do "asiadis games", se assim desejar. Basta clicar no link: Super Smash Bros. Brawl.


2. Apresentação e Aparência
Quem é fã dos títulos da Nintendo, certamente fica muito entusiasmado ao ver vários de personagens favoritos em um mesmo jogo.

Como ponto negativo, pode-se destacar que o jogo é tão diferente dos demais jogos do gênero de luta, que pode causar estranheza para quem o vê pela primeira vez.

O menu inicial funciona excecionalmente bem, mesmo com tantas opções existentes no jogo. Deixando um claro "clique aqui para jogar logo!" ou "clique aqui para explorar as opções do jogo". A única ressalva é que, apesar do modo estória permitir o cooperativo de dois jogadores, o menu não provém tal informação.

O modo de seleção é um pouco estranho (você precisa "desselecionar" o seu personagem para escolher outro) e possui uma inexplicável ausência de suporte ao sensor de movimentos do Wii.

Dentro do jogo em si, tudo flui incrivelmente bem para quem tem alguma familiaridade com jogos de plataforma, com indicações claras de onde seu personagem está, porcentagem de dano recebido, e etc. Mas quem vê pela primeira vez quatro personagens em uma mesma tela (sem divisória), pode ficar um pouco perdido... mas nada que algumas horas de jogatina não resolvam.

Os gráficos estão entre os melhores do Wii. E cumprem bem o seu papel, especialmente em um jogo onde o foco não é a realidade gráfica.
Os cenários são fantásticos! Possuindo uma variação criativa surpreendente e com inúmeros momentos de pura nostalgia. O mesmo podendo ser dito em relação à trilha sonora.


3. Mecânica de Jogo
Os comandos e controles são extremamente simples. Magias e combos são feitos com apenas um botão. Nada de "meia lua pra frente, baixo, cima, A, B", ou uma infinidade de botões diferentes (como LB, RT e etc...). O jogo tem basicamente dois botões de ataque distintos, com possibilidade de executar um golpe diferente apenas pressionando o direcional para qualquer um dois lados. A defesa é feita através de um botão específico.
No entanto, a variedade de combinações e estratégias tornam o jogo complexo. Ou seja, o jogo se torna complexo não pela dificuldade em executar algo, mas pela quantidade de coisas a se executar existentes.
Você pode também salvar suas configurações de controle específicas no próprio jogo, através de perfis.

O sistema de porcentagem de dano ao invés de uma barra de HP funciona perfeitamente para um jogo que quer inserir elementos de plataforma e ação sem violência.
A aleatoriedade presente em quase todos os jogos multiplayers da Nintendo também está presente aqui. Vários itens aparecem durante o combate, e podem decidir o vencedor.
Claro que um jogador experiente levará muita vantagem sobre os novatos, mas com pouco tempo de prática, o inciante já conseguirá vencer algumas partidas.
Outro fator, é que a pontuação por ter derrotado um adversário é contabilizada apenas para quem deu o golpe derradeiro no inimigo (@OFF Romero maldito, sempre rouba meus kills e acaba vencendo!). Ou seja, mesmo os mais pequeninos conseguem marcar alguns pontos e se divertir com o jogo. Maior habilidade só é exigida em alguns cenários, especialmente para não morrer.

Uma grande adição ao jogo, foi o sistema multiplayer online. Muito simples e prático. (só é uma pena a pouca quantidade de jogadores online, creio pelo apelo de se jogar o multiplayer local, que acaba sendo mais divertido)
Além do incrível modo estória, que tenta justificar (e até consegue) a união de personagens tão distintos. Além de contar com fases especiais no estilo plataforma.


4. Conteúdo
Com certeza, esse é o jogo de luta que possui o maior quantidade de conteúdo que eu já conheci.

São 35 personagens no total, vários desbloqueados desde o início do jogo. Cada um não apenas com golpes diferentes, mas jogabilidade, qualidades, e estratégias únicas.
Centenas de itens, cenários, desbloqueáveis, conquistas e até mini-jogos e demos de jogos antigos de que os personagens do jogo fizeram parte.

A quantidade de modos de jogo é gigantesca. E praticamente tudo é customizável no jogo, em cada um dos detalhes.


5. Imersão
Imersão não diz respeito a sua ligação com o personagem no jogo. Mas também a quantidade de horas que você passará jogando, a quantidade de coisas que você quer conhecer e explorar, a sua dedicação ao jogo de uma maneira geral.

Nesses aspectos, Super Smash Bros. Brawl se destaca. E conseguiu prender milhares de jogadores ao redor do mundo, e angaria uma quantidade imensa de fãs.


6. Diversão
Poucos jogos conseguem se tornar divertidos tanto para quem está jogando-o pela primeira vez quanto para quem o joga pela centésima. Super Smash Bros. Brawl é um deles.
A simplicidade de comandos e objetivos aliada a complexidade de conteúdo tornam o jogo atrativo para qualquer público.

O jogo não se torna divertido pela impossibilidade de apontar algum erro ou algo que você não goste, e sim por te prender e ter tantos aspectos positivos que acabando afundando qualquer problema em uma mar de satisfação (brega mode OFF).

Como experiência pessoal, TODAS as pessoas que testaram o jogo comigo, gostaram (e não foram poucas).


7. Nota




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