Mario Kart Wii ~ Análise



1. Intro
Mario Kart "Wiiiiiiiiiiiii!" (okay, desculpem-me por isso) é um jogo de corrida da franquia Mario Kart (You Don't Say) para Nintendo Wii. Como todos os Mario Karts, ele foi produzido e é distribuído pela Nintendo. 

Ele traz diversos personagens da franquia Mario em disputas de corrida com Karts e Motocicletas, que se utilizam de power ups e a mecânica de "dash" (introduzida em "Mario Kart Dash") para triunfarem sobre seus inimigos.
Pela primeira vez temos a possibilidade de controlar os Karts pelo sensor de movimentos. O fato de contarmos com 12 corredores (ao invés dos 8 anteriores) e as interações online são algumas novidades dessa versão.

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2. Apresentação e Aparência


Mario Kart Wii possui os melhores gráficos da franquia até agora. Mas é indiscutível que o Nintendo Wii não possui o melhor hardware da atual geração, então não espere nenhum esplendor de esbanjamento de poder gráfico.
Os gráficos devem sempre servir ao propósito do jogo. E Mario Kart nunca quis ser um simulador de corrida, e sim um jogo arcade com foco na diversão. E, dentro dessa proposta, os gráficos funcionam muito bem.

Infelizmente, alguns cenários deixam um pouco a desejar, por serem um pouco visualmente repetitivos (como o do iceberg ou o do deserto). Para compensar, outros exploram inúmeros elementos visuais de maneira harmônica e criativa, dando até vontade de parar o de correr para apreciar a vista (como a Raibow Road e a Maple Tree)

O menu inicial é um pouco confuso. Ele foca tanto em "vá direto jogar" que fica um pouco difícil encontrar onde você muda, por exemplo, a dificuldade do jogo. Mas depois de achar o menu de opções, você consegue configurar a partida com bastante liberdade (algo que faltava nos outros títulos da franquia), apesar dessa liberdade não ser plena.
O fato dos "save games" serem carteiras de motorista é um detalhe simpático que vale a pena ser mencionado.


3. Mecânica de Jogo
Nesse aspecto certamente entram as maiores diferenças dessa versão de Mario Kart Wii.
Primeiro, vamos ao que já existia.

A mecânica de dash tá mais divertida do que nunca. Mesmo precisando pular para fazer um dash manualmente, as curvas estão bem mais suaves e fluídas que em Mario Kart Dash.
Esse sistema para fazer curvas fechadas e ainda ganhar um bonus de velocidade, apesar de poder não agradar os mais saudosistas da primeira versão do game de '92, é uma adição que acrescenta muito à jogabilidade, mantando o game simples.

Os Karts/Motos possuem "status" que variam de acordo com o modelo escolhido, e fazer uma diferença incrível dentro do game. Existindo muita diferença entre se jogar de moto e de Kart, já que cada um possui mecânicas próprias. Infelizmente não há como configurar seu próprio Kart.
Os Bonus de cada jogador aparecem aqui também, só que de maneira mais estranha que nas versões anteriores (o Baby Mario, por exemplo, é quem possui o maior bonus de peso no jogo, junto com o baby Luigi).

Agora, passamos a falar das novidades.
A primeira delas é a possibilidade de se controlar o Kart através do sensor de movimentos. E essa mecânica funciona perfeitamente, não só acrescentando uma maior imersão e doses de diversão, mas também permitindo um suavidade maior na hora de fazer curvas.
Mas não se assuste, se você não quiser utilizar tal sistema, existem diversas outras opções de controle dentro do jogo, classic controler, controle do Game Cube, Wii Remote nas "setinhas", Wii Remote com Nunchuck... o que tiver de controle no Wii, você pode usar para controlar seu Kart.

Outra adição interessante, é que agora você pode fazer manobras durante os saltos, existindo diversas pistas que estimulam o uso de tal recurso.
O fato de termos 12 corredores, no máximo, ao invés de 8, fez com que o jogo se torna-se ainda mais dinâmico e frenético, já que são 11 power-ups pegos por seus adversários que podem ser utilizados contra você.

Infelizmente, a mecânica de power-ups se tornou um problema no jogo.
A fim de introduzir uma maior aleatoriedade no resultado das corridas, e favorecer jogadores menos experientes, foi introduzido o power-up "Bullet Billy", onde você pode simplesmente largar o controle que o Kart se transforma em uma bala de canhão, ganhando bonus de velocidade e podendo atingir os inimigos que estiverem no caminho, e se controla sozinha por um período relativamente grande de tempo. Tirar o controle do Kart do jogador não faz sentido nenhum.
O casco azul agora virou uma bomba atômica. Além de não existir nenhuma forma, absolutamente NENHUMA forma de desviar do maldito, ele faz um carnaval pirotécnico quando te atinge, te jogando para os ares por um bom tempo. E pode esperar ser atingido umas duas ou três vezes por ele durante uma corrida.
Por último, e a pior coisa, é que as chances de se conseguir determinado item dependem da sua colocação na corrida ao ponto de ser quase certo que o último colocado pegará um ótimo item na última volta, e você, como primeiro colocado, não ter como pegar nada melhor do que três bananas.


4. Conteúdo


Mario Kart Wii possui um conteúdo incrível. São 25 personagens no total (24 mais o seu Mii, com duas roupas distintas), com 16 pistas novas, e 16 pistas "Retro" que estavam presentes em outras versões do jogo e foram reformuladas paras estarem nesse jogo.

Dentro do meu Top 10 de pistas dentre todos os Mario Karts, pelo menos 3 seriam originais do Mario Kart Wii. E outras, estariam presentes dentro das fases Retro. O design e a criatividade da maioria delas é esplendido.
Minha única crítica (pura frescura, eu sei) é por não terem colocado o circuito "Daisy Cruiser", que simplesmente é uma das pistas mais fantásticas de todas. 
E a fase do Mario Kart 64, Toad's Turnpike, foi substituída por uma própria (piorada) dessa versão do Wii, #chatiado.

A dinâmica multiplayer também foi uma enorme adição a vida útil game. Infelizmente, dois problemas existem no Wii: poucas pessoas se interessam pelo multiplayer online, e isso acontece com praticamente qualquer jogo do console; outro, e o Wii Friend Code, que é uma dinâmica para se adicionar amigos totalmente arcaica, sem nenhuma justificativa lógica.

Os modos de jogo continuam os mesmos, desde o primeiro Mario Kart, de 1992. E isso é uma coisa que precisa ser revista pela Nintendo, especialmente porque um concorrente forte apareceu, o Sonic & Sega All-Stars Racing, que apesar de copiar muitas coisas de Mario Kart e ter um elenco menos conhecido e carismático que Mario, trouxe algumas inovações como, por exemplo, o modo "King of The Hill", e um sistema de pontos de milhagem que podem ser utilizados para desbloquear conteúdo dentro do jogo.


5. Imersão
O sensor de movimentos certamente adiciona muito a imersão do jogo. Que não se refere apenas a você se reconhecer como um personagem dentro do jogo, mas sim, se sentir ligado ao game de uma maneira geral, contanto bastante o fator "vício" nessa análise.

Não sei por qual motivo exatamente, mas eu não me prendi tanto a esse jogo quanto fiquei preso ao Mario Kart 64. Creio que tenha sido pela falta de inovação no modo singleplayer. Ainda não foi acrescentado nenhum modo "estória" ao jogo, e as "Ghost Races", para melhorar sua performance contra o fantasma de um jogador, não sustentam muito tempo de gameplay, por serem bastante repetitivas. Sobram as "Cups" de sempre.

No entanto, no multiplayer local esse game é indispensável na sua coleção. Se você pretende chamar pessoas para jogarem na sua casa, esse jogo vale muito a pena.


6. Diversão
Mesmo podendo se tornar frustrante algumas vezes, Mario Kart Wii é um espetáculo de diversão.
Jogar no multiplayer local com quatro jogadores continua sendo uma das experiências mais engraçadas no mundo dos games. Especialmente agora, onde você vê seus amigos movimentando o controle freneticamente no ar.

Outro fator importantíssimo para a diversão de todos, é que Mario Kart continua sendo um jogo extremamente acessível para qualquer jogador, sem deixar de representar um desafio para os jogadores mais experientes.

No entanto, jogadores mais novos facilmente se perdem por vários circuitos, já que muitas pistas não possuem um traçado definido, e contam com muitos buracos no meio da pista (mesmo na "Cup" inicial, duas pistas já se enquadram nessa definição de "complicadas demais para os novatos).

Mas se comparado com outros jogos da categoria, Mario Kart Wii realmente está em um patamar superior de diversão.


7. Nota


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