Pokemon ~ Pré-História Gamer: Pikachu, eu escolho você!



1. Monstrinhos de Bolso!
Pokemon é uma das franquias que mais vende produtos e mais se enraizou na atual geração de crianças (que hoje já estão em fase pré-adolescente).


No japão, na última década, essa influência foi simplesmente absurda, se arrizando por diversos ramos da cultura japonesa. E nada prova mais essa afirmação do que ter um avião com a temática pokemon, não?



Também pudera, além de ser o primeiro RPG a trazer mais de um milhão de combinações distintas para a sua party (grupo), e seguindo por diversos anos com jogos no top de mais vendidos, pokemon também é um dos animes de maior sucesso no mundo inteiro.

Hoje tentarei falar um pouco da minha experiência com a franquia de jogos, focando nas duas primeiras gerações.


2. Pika-chu!


Quem teve um Gameboy, sabe que ele realmente era algo fantástico para época. Mas a grande maioria dos seus jogos eram apenas no formato "mini-game". Um passatempo rápido, simples e casual. Onde pouquíssimos jogos se destacavam, e nenhum conseguia, de fato, competir com a qualidade dos games do console doméstico.

Pokemon simplesmente esmigalhou esse paradigma!
Isso porque ele trazia um conceito de RPG totalmente único e inovador. Em sua party, você não controlaria personagens propriamente ditos (como na franquia Final Fantasy, ou em Chrono Trigger). Você buscaria monstrinhos selvagens pelo mapa e, depois de enfraquecê-los em batalha, poderia capturá-los, personalizando seu grupo de maneira nunca antes vista nos jogos.

E outro detalhe incrível no jogo era que, após determinado level de experiência, o seu pokemon poderia evoluir, mudando para uma forma, em regra, mais poderosa, com novas habilidades especiais de ataque.
Na primeira geração eram 150 pokemons, mais um especial que estava disponível em eventos especiais.

Além disso, mesmo a capacidade gráfica não sendo a mais incrível, muitas pessoas ainda gostavam do estilo 2D, com visão superficial. E esse estilo gráfico em nada prejudicava a jogabilidade, pelo contrário, servia ao próprio jogo no sistema de puzzles e etc (tanto é, que até hoje não vimos um RPG de pokemon em 3D, pois o 2D faz parte da essência do jogo).

Os primeiros jogos foram lançados em 1996, no Japão, com as versões Blue e Red. No Estados Unidos, também foi lançada a versão Green, fechando com as cores dos três Pokemons iniciais que você poderia escolher, Squirtle, Charmander ou Bulbasaur.


Nós, brasileiros, de uma maneira geral, viemos conhecer o jogo somente no ano 2000, com o lançamento da versão especial, a Yellow. Nela, teríamos como protagonista um ratinho elétrico amarelo, o Pikachu! Que veio a se tornar o personagem mais emblemático da franquia, e também um dos personagens mais carismáticos do mundo dos games (eu adorava aquele status que aparecia quando você falava com o Pikachu!).

Outro detalhe fantástico de pokemon, era que pela primeira vez podíamos jogar com nosso amigos através de um console portátil. Isso gerou uma febre em diversas escolas, impulsionada também pelo recém lançado anime, que acompanhava a estória da versão Yellow (na verdade, a versão Yellow que foi lançada para acompanhar o desenvolvimento do anime... mas tanto faz).
Quantos recreios não foram dedicados a esse jogo? E o jogo também ajudava isso, pois com sua jogabilidade por turnos, e não tendo nenhum senso de urgência (pelo fato de poder ser salvo a qualquer momento), muitas vezes no intervalo de dois minutos entre uma aula e outra, todos corriam para pegar seus Gameboys Colors nas mochilas.


3. "Geração de Ouro"


Muita gente considera "Pokemon" somente a primeira geração já mencionada. Mas definitivamente não existe nenhum motivo de implicância em relação aos jogos da segunda geração.

Os primeiros jogos de geração lançados foram as versões Gold e Silver, no ano de 1999, mas chegando aqui para nós brasileiros apenas no ano de 2001.
Muito sequer tinha zerado a versão Yellow. Por isso, toda a memória e empolgação com um título de Pokemon continuava muito forte.

Além disso, Pokemon Silver e Gold eram, de fato, continuações de Pokemon, mesmo possuindo protagonistas e pokemons diferentes (agora eram 100 novos Pokemons, totalizando 251).
Primeiro, muitos Pokemons da primeira geração apareciam frequentemente nesse novo jogo. Tendo, inclusive, Pokemons que ganharam evoluções e pré-evoluções graças a essa nova geração (um deles foi o Pikachu, que passamos a conhecer a sua pré-evolução, o Pichu).
Além disso, a própria estória te passava a sensação de continuação. Tanto é verdade, que no final, você enfrenta, teoricamente, o protagonista dos jogos da primeira geração para saber qual o maior mestre pokemon de todos.

Fora que tudo que os primeiros jogos havia construído, a segunda geração trouxe de maneira melhorada. Em especial, o conteúdo do jogo. Tínhamos não mais 8 ginásios, e sim 16. Podendo revisitar rostos e locais familiares dos games anteriores.

Atualmente, podemos revisitar nossos velhos amigos pokemons, com versões atualizadas do jogo , com as versões FireRed, LeafGreen (de GameBoy Advanced), e Pokemon HeartGold e SoulSilver (para Nintendo DS).
Além disso, jogar com seus amigos se tornou muito mais fácil, graças ao port online feito por fãs da versão FireRed, que transforma o jogo em um MMO, chamada de PokeMMO.
Veja o post sobre o jogo aqui no Asiadis Games: PokeMMO ~ Conhecendo o Jogo

0 comentários:

Postar um comentário