Plants Vs Zombies ~ Análise



1. Intro
Plants vs. Zombies é um jogo de estratégia, que se aproxima do gênero de Tower Defense, com gráficos no estilo cartoon, com foco na comédia, podendo-se considerá-lo um jogo casual devido a sua simplicidade, disponível para todas as plataformas do mercado, desenvolvido e administrado pela PopCap Games.

O objetivo do game é utilizar diversas plantas com ataques especiais (como cuspir sementes ou até mesmo explodirem) para derrotar hordas e zombies que tentam invadir sua casa para comer seu cérebro.

Ele está custando U$ 9,90 na steam e em plataformas móveis (android e IOS). Mas, não raramente, encontra-se um preço promocional.

Esse é um dos jogos "casuais" que possuíram maior destaque e número de vendas, desde o seu lançamento em 2009. Com o anúncio de sua continuação, eu achei que seria interessante fazer um review desse que é um dos meus games favoritos.


2. Apresentação e Aparência


O game, incrivelmente, possui uma aparência mais agradável nas plataformas móveis (ou em suas versões da Xbox Live e Playstation Network) do que em sua versão para PC. Isso por que, na steam, o jogo apresenta uma resolução muito baixa.
Por isso, é recomendável não marcar a opção "full screen". Especialmente porque, como um jogo casual, existe a opção de realizar outras funções no computador enquanto se joga (eu, particularmente, costumo ouvir o Nerdcast enquanto relaxo com esse game).

Passado esse ponto, os gráficos de Plants vs. Zombies são um ótimo exemplo que cartoon que deu certo. Mesmo tendo a temática Zombie, o visual já deixa tudo com um ar mais "carismático" e divertido, além de conceder ao jogo um estilo único.

Os menus são bem claros e intuitivos, correspondendo à simplicidade do game.
Minha reclamação diz respeito apenas às configurações gráficas na parte de "settings", já que a única apresentada é "aceleração 3D". Como já dito, inexiste a possibilidade de alteração de resolução ou optimização do visual e etc.

A trilha sonora é boa, apesar de não ser marcante (exceto pela música do zeramento "There's a Zombie in Your Lawn", que é fantástica e absurdamente viciante).
Mas as vozes dos Zombies e demais recursos auditivos são sensacionais. E isso pode ser sentido desde o momento que você entra no jogo.


3. Mecânica de Jogo



Como explicado no primeiro tópico, Plants vs. Zombies pode ser considerado um jogo do estilo Tower Defense.
No entanto, ele apresenta tantas peculiaridades que pode-se dizer que ele tem um estilo próprio.

Ao invés dos recursos serem conseguidos pela morte dos inimigos, aqui, o recurso principal (que é luz do sol) é obtido de tempos em tempos caindo pelo mapa (somente mapas diurnos) ou através de plantas específicas (como gira-sóis) que produzem luz.
Isso cria uma dinâmica singular, e abre um leque de estratégias enorme. Além do fato de existirem pelo menos 5 linhas de defesa onde você precisará analisar cuidadosamente suas estratégias.

No modo estória, o game traz cinco tipos de cenários distintos (pátio/jardim de dia, pátio/jardim de noite, quintal de dia, quintal de noite e telhado). Cada um possui um sistema diferenciado e necessita de estratégias únicas. Isso proporciona uma variabilidade grande na jogabilidade.

Além disso, existem dezenas de puzzles e mini-games (presentes também no modo estória) que prologam bastante a vida útil desse título (apesar da ausência de um modo multiplayer). Sem contar o relaxante "Zen Garden", que apesar de extremamente simples, é bem melhor que um "Colheita Feliz", por exemplo.


4. Conteúdo



Como um jogo de Tower Defense, Plants vs. Zombies possui um conteúdo gigantesco.
São 26 inimigos distintos e 42 plantas (na verdade 41, já que uma é apenas a mímica de outra planta) diferentes para você varia suas estratégias.

No modo estória/adventure são 5 capítulos, cada um com 10 níveis distintos a serem superados. Destes, 8 são níveis comuns, e 2 são estilo mini-game, com regras especiais e específicas.

Como dito, além do modo estória, existem os modos de jogo "Mini-Games", "Puzzle" e "Survival". Os dois primeiros contam com 20 níveis diferentes. Já o modo sobrevivência conta com 11 mapas, variando o estilo do cenário e o nível de dificuldade.

Contribui também pro conteúdo do game, os itens disponíveis no shopping e o já citado Zen Garden, onde você deve cuidar de plantas para conseguir algum dinheiro. Por último, exite também uma árvore da vida, que deve ser fertilizada para poder tornar-se mais sábia e contar-te mais dicas sobre o jogo.


5. Imersão
Acho que em toda a análise eu repito isso, mas eu meço a imersão no jogo não apenas pela capacidade de identificação com o protagonista ou algo assim. Mas também pela capacidade que o game tem de te prender; de, mesmo após você desligar o PC, você continuar pensando sobre o jogo.

E Plants vs. Zombies é extremamente viciante!
Não é algo que faz você entrar no PC apenas pra jogá-lo. Mas é do tipo que toda vez que você ligar o PC (ou estiver de bobeira na rua sem nada pra fazer, só com seu celular), você sente vontade de relaxar um pouco nesse game.

É muito provável que esse não se torne o seu jogo principal.
Mas é realmente capaz que essa seja sua primeira escolha para descansar depois de algumas horas em um FPS, ou para fugir do aborrecimento do grinding em um MMORPG.

A maioria dos games possuem uma vida limitada. Esse não. 
Plants vs. Zombie me acompanha há muito tempo. Minhas opções de jogos hardcore mudam com o tempo, mas meu jogo casual favorito continua o mesmo.


6. Diversão
Para tornar o game acessível para qualquer público, a PopCap colocou o nível de desafio de Plants vs. Zombies em padrões baixos. O que não quer dizer que você não precise quebrar a cabeça em alguns níveis de Puzzle ou Mini-Games.

Em regra, você não encontrará dificuldade para superar o modo estória. Mas o resto do conteúdo do jogo apresenta um desafio maior.
O único problema é que você obrigatoriamente deve completar o Adventure ao menos uma vez para liberar os demais modos de jogo.

Mas, independentemente de qualquer reclamação, Plants vs. Zombies é extremamente divertido. Engraçado em diversos pontos, recompensador em diversos outros.


7. Nota

0 comentários:

Postar um comentário