Diablo 3 ~ Rage Quit



Mal voltou, e o blog já vem com um assunto extremamente "mamilos". Por isso, informo inicialmente que esta é apenas minha opinião fecal (oi mrg?) sobre o jogo. E que esse post não tem objetivo de xingar o jogo, muito menos aqueles que gostam dele. Ele servirá apenas para contar o motivo que me fez parar de jogar Diablo, mesmo antes de completá-lo na dificuldade "Inferno".


1. O que é?
Página Oficial: Diablo 3

Diablo 3, segundo o site oficial, é "um RPG de ação". Ele foi desenvolvido e é distribuído e administrado pela gigante Blizzard.
Se passaram 12 anos desde o aclamado Diablo 2, até o laçamento, neste ano, de Diablo 3. Isso deixou muitos fã eufóricos com o chegada (finalmente) do jogo. E muitos já "gostavam" dele mesmo antes jogarem, devido a adoração que a franquia conseguiu ter.

A primeira coisa que eu devo dizer é que o jogo é bom.
Mas isso não impede que ele tenha erros que comprometam bastante a experiência com ele, especialmente em relação a continuarmos jogando para explorar todo o conteúdo do jogo.


2. O que decepcionou?

2.1. RPG?
O primeiro problema é em relação à própria definição do jogo em seu gênero.
RPG significa "Role-Playing Game", onde você é o personagem da estória, assumindo um papel dentro de um "mundo" pré-definido. Diablo 3 simplesmente ignora qualquer personalização de características físicas, ou de caminhos e/ou escolhas que você possa tomar.

"Ah... asiadis, seu noob. Você não escolhe sua aparência, mas consegue customizar o seu personagem pelas suas skills."
Realmente, existe um bom número de skills, e até certo level de dificuldade, você tem liberdade para escolher qual ramo você irá seguir. No entanto, no quarto e último nível de dificuldade, existem apenas duas ou três opções de builds sensatas, com jogabilidade geralmente muito parecidas.

Eu não tenho problema com jogos de Ação lineares. Mas me diga que você está vendendo um "jogo de ação, online, dungeon crawler, isométrico, com jogabilidade baseada no mouse, com elementos de RPG" (E é por isso que eu não reclamo do jogo precisar estar o tempo todo online, pois a Blizzard me disse a todo o momento que isso seria um requisito).
Eu esperava que o jogo aumentasse seus elementos de RPG em relação ao Diablo 2, mas na realidade, ele os diminuiu.

Outro erro, para mim, foi basear quase que inteiramente os atributos dos personagens em itens. Isso porque o drop de itens é justamente a segunda coisa que me decepcionou com o jogo.

2.2. Maldito grinding de itens
Em Diablo 2, não achava um problema o drop de itens. Isso porque um item que você dropasse de um monstro de uma área, seria bom o bastante para você passar por aquela área. E durante todo o gameplay, é algo fluido a troca de equipamentos e a evolução do seu personagem.

Em Diablo 3, a partir do terceiro nível de dificuldade, os drops de bons itens acontece em uma taxa extremamente reduzida. Você precisar passar um tempo gigante e repetir uma mesma área várias vezes (e eu detesto "síndrome de Teletubies") para conseguir ter equipamentos bons o suficientes para prosseguir no jogo sem morrer dezenas de vezes... Mas é aqui justamente que entra o outro problema do jogo.

2.3. Morreu? Sem problemas.
A penalidade do jogo é simplesmente perder durabilidade de sua armadura (10% em relação a seu atual estado). Mas isso é praticamente irrelevante no jogo, pois o reparo de armadura custa alguns poucos "ouros", e como você tem um portal sempre a sua disposição, reparar a armadura sequer consome seu tempo.

Por ser uma penalidade branda demais, você simplesmente passa a usá-la a seu favor.
Chamados "Inimigos Poderosos" (que também são um problema no jogo) regeneram o HP em velocidade muito lenta. Então, mesmo que você não consiga derrotar algum na primeira tentativa, você precisa apenas esperar o tempo para renascer e ir enfrentá-lo novamente (dessa vez, com bem menos HP). E isso pode ser repetido diversas vezes (e acaba sendo, já que na dificuldade mais alta, morrer é uma constante).

O principal problema de morrer, é passar vergonha na frente de seus amigos, quando estiver jogando em grupo. Apesar de que, na maior parte do tempo você se quer se interessará por jogar em grupo.

2.4. Só isso de multiplayer?
A adição de multiplayer na campanha do jogo foi algo que animou muitas pessoas. Com a facilidade do Battle.net, ficaria fácil criar grupos épicos e jogar com seus amigos.
Mas essa "feature" que poderia sustentar o jogo por si só, acabou se tornando um detalhe pouco aproveitado.

Inicialmente, você praticamente não vê a relevância de um amigo se juntar ao seu jogo (exceto pelo fato dos inimigos se tornarem ainda mais fortes). Isso porque a sua campanha permanece inalterada e seu amigo é obrigado a seguir contigo quase como uma companhia NPC, sem interferir em nada na história do jogo.

O PvP, até a presente data (21/09/2012), ainda não chegou, mesmo o jogo já tendo sido lançado há um tempo razoável (mais de 4 meses).

E não é só nesse ponto que Diablo 3 me pareceu um jogo inacabado.
É uma estratégia interessante lançar updates constantes, mas se esses updates são apenas para corrigir problemas do jogo, sem acrescentar nenhum conteúdo, a impressão que passa é de pressa na finalização do jogo (mesmo que ele tenha passado 12 anos em produção).

2.5. Inimigos mais fortes que Bosses
Como eu comentei no tópico anterior, existem os chamados "Inimigos Poderosos" (que aparecem em grupos) e "Inimigos Raros" (teoricamente mais forte, mais aparece apenas um), que aparecem aleatoriamente e em pontos determinados do mapa.
Eles são, basicamente, monstros normais, com atributos melhorados e habilidades especiais.

O no nível "Inferno" de dificuldade, eles ficam absurdos.

O problema, é que alguns monstros normais e comuns do jogo já são muito chatos e fortes, capazes de matar com poucos golpes. Se um desse aparece na forma de "Inimigo Poderoso", fica extremamente complicado matá-lo sem morrer (que mesmo não sendo algo importante no jogo, é algo importante para mim como gamer).
Pra complicar ainda mais, algumas habilidades especiais, quando combinadas, representam uma morte instantânea. Você poderia morrer a qualquer momento, mas a A.I. do jogo que impede que isso aconteça toda hora.
Ou seja, é o jogo que te deixa derrotar um inimigo, e não suas habilidades. E isso é um pouco ridículo pra mim, e nada recompensador por parte do jogo deixar o jogador com mais "sorte" avançar com mais facilidade.

E a parte engraçada de tudo isso é que quanto você vai enfrentar um Boss, onde você espera que realmente seja uma batalha difícil, a batalha contra ele acaba sendo muito mais fácil que o caminho até ele.
E esse é apenas um dos "quebra-climáx" do jogo.

2.6. Ápice fora de hora
Todas as pessoas com as quais eu conversei sobre o jogo, tiveram essa mesma sensação.
Na primeira vez que você está acompanhando a estória do jogo, na dificuldade Normal, a experiência é muito prazerosa. Mas a batalha mais épica que você fica no meio do jogo, e não no final dele.
Mesmo tendo zerado apenas uma vez, as coisas se tornam um pouco cansativas, e a estória sem progredir muito depois de determinado ponto, com um "plot twist" que, pra mim, foi pouco convincente e deixou algumas brechas.

Além disso, durante todos os outros níveis de dificuldade, não há sequer um detalhe de diferença nas batalhas principais. No segundo nível de dificuldade, você ainda joga "feliz", porque o sistema de formação de dungeons aleatórios é interessante e você sente que ainda tem o que explorar. Na terceira vez, você percebe que, por mais que sejam alterados alguns detalhes, as coisas que você faz são simplesmente as mesmas, e o jogo começa a se tornar chato. No último nível de dificuldade, o jogo não te dá nenhum estímulo para continuar jogando, pelo contrário, ele te frustra o tempo todo com monstros que te matam em pouquíssimos golpes, e drops de itens bons praticamente inexistentes.

E eu me pergunto "por quê?". Pra que dar ao jogador quatro níveis de dificuldade e não presenteá-lo nem com um detalhe de diferença, com uma experiência de jogabilidade mais flexível?


3. O que pode te levar a continuar jogando?
Como eu disse desde o começo. Diablo 3 é realmente um jogo bom. 
Mesmo que eu tenha achado tantas coisas que me chatearam, eu continuo tendo gostado do jogo.

A questão principal é que ele tinha um potencial bem maior, em muitos pontos desperdiçados.
O que me fez desistir de Diablo 3 foi apenas minha decepção, mas isso porque minhas expectativas, talvez, fossem grandes demais.

0 comentários:

Postar um comentário