HC: Guild Wars 2, uma semana pós lançamento




Dia 28 foi o lançamento oficial aberto de Guild Wars 2. Apesar de estar jogando desde o dia 25 (disponível para quem fez a pré-compra do jogo) e ter experimentado algumas horas dos testes BETA antes disto, resolvi escrever algumas coisas que aconteceram nessa primeira semana, a alguns outros assuntos que experimentei em meus primeiros 20 níveis no jogo.

A primeira coisa que percebi foi que o FPS melhorou muito, muito mesmo. No BETA eu estava experimentando cerca de 15 FPS, o que era ruim, mas normal em meu PC básico. Só que logo de cara, pimba, 25~30 FPS. Isso com muito mais gente no mapa. Uau. Meu computador está rodando o jogo com configurações de gráfico automáticas, que modificam para o melhor desempenho. Então estou com algumas configurações no Low, e algumas no Medium. Testei ativar todas para o melhor gráfico, e minha surpresa é que consegui rodar normalmente. Só que o FPS caiu para 5~10. Mas pelo menos, deu para tirar algumas fotos mais épicas to gráfico. :)

Moral da história, o jogo está rodando melhor. Isso é uma boa notícia para quem estava com medo de que o jogo poderia não rodar. Até vale a dica, dizer que em batalhas de PvP, por exemplo, é crucial o melhor desempenho sobre o melhor gráfico. Então tanto faz.


O jogo em si está funcionando bastante bem. Comecei com a ideia de completar todos os cinco mapas iniciais que possuem a indicação de nível de 1 ao 15, para depois ir avançando para os próximos, de nível acima de 15~20. A ideia é explorar mesmo, completar o mapa em 100%, e também de conhecer toda a história e todo o território das cinco raças do jogo. 

Alguns eventos, porém, estão com problema. Mas não os eventos que acontecem a todo instante. Percebi alguns problemas com eventos estáticos, normalmente em missões de Skill, que sempre são no mesmo lugar, e sempre estão ativas (Nota do intrometido do asi: algumas missões apenas não têm uma explicação satisfatórias de como devem ser cumpridas, o que não chega a ser exatamente um "bug". Em uma missão de skill específica, eu só consegui realizá-la quando estava no mapa em um horário específico do jogo). Mas no fim foram arrumando, com o feedback dos jogadores. Tem que lembrar que o jogo é um lançamento, e não uma nova versão em um país. Problemas acontecem, e vão acontecer com mais frequência de acordo com a demanda da galera.



Um desses problemas foram sob os famosos Trading Post, e o Mail (Correio). O Correio foi bem básico: Não estava suportando a quantidade de mensagens para todo mundo, já que é por ele que você entrega itens para pessoas, recebe prêmios de eventos de Hearts (Corações, uma espécie de evento estático do mapa), e tudo mais. Não tem um sistema de “Troca” no jogo, além do Correio. Você não pode vender algo diretamente para alguém com segurança. Eu não sei se isso é bom ou ruim, mas eu não sei se é algo legal a se excluir em um MMO. Ou seja, ou você vende o seu item no Trading Post, que é o Leilão do jogo, ou então faz uma troca por Correio com o cara, só que ai é igual na vida real: Quem vai mandar o item/dinheiro primeiro? Enfim, após quase 2 dias, o Correio estava super funcional novamente.

O Trading Post aconteceu algo parecido com o Correio: Muita gente usando ao mesmo tempo. O que foi algo muito legal de se acontecer. Fez com que eles pensassem agora que realmente tem muita gente jogando, e usando o sistema. E assim eles podem moldar direito, agora, toda a sobrecarga de vendas, e compras, e acessos. Ficou offline por quase toda a semana, mas já está totalmente funcional agora! :) 

E eu ainda não sei se o Trading Post é um sistema somente do seu mundo, ou do jogo inteiro. Porque mesmo existindo todos os mundos dentro do jogo, você tem que saber que é praticamente todos no mesmo lugar. E não em hosts diferentes, como acontece em outros jogos. Isso porque todos os jogadores estão em constante acesso entre si. Não são mundos separados, aonde ninguém pode se comunicar fora de seu mundo. Assim como a conta da Blizzard, você pode adicionar amigos pelo email/nome de usuário, e não importando aonde ele esteja, você pode conversar com ele. E o mais legal é que não importando também em qual mundo ele esteja, você pode jogar com ele! Isso porque o jogo trás um sistema de Visitas, aonde basta você entrar em um grupo com seu amigo, apertar o botão “Join” (Juntar-se, entrar, etc...), para que todo o grupo seja levado para o mesmo mapa, em um dos mundos. A única excessão é o WvW (World Vs World Vs World, confronto gigantesco entre os jogadores de três servidores distintos em um mesmo mapa), aonde a guerra só pode ser defendida pelos membros únicos do mundo em que você escolheu morar.


E cada mapa do jogo conta com um limite de jogadores, para que não fique também mega populoso e ridículo de jogar. Então inventaram, desde sempre, o Overflow. A ideia é que, se o mapa está cheio, você é mandado diretamente para uma cópia do mapa, uma espécie de canal, em que todos que não conseguiram entrar no mapa principal, são mandados. O problema disso é que, como o jogo estava muito lotado no início dos mapas, era super comum você ser mandado para esses Overflows. O que te impedia de jogar com amigos facilmente, ou no mínimo, jogar com pessoas do seu mundo. Ou seja, era comum você entrar em um mundo com pessoas falando outra língua. xD

Não teve correção para isso, já que não era um problema. A ideia é que com o passar do tempo, os jogadores irão se dividindo no mapa, e não mais aquela aglomeração nos mapas iniciais. Então assim, vai ficando cada vez menos comum entrar em Overflows.

Acontece que ocorreram sim problemas com o Overflow. Pessoas de mesmo grupo não conseguindo ir para o mesmo mapa. Ou então, mesmo já estando no mesmo mapa, ao entrar em cidades ou outros mapas, a ideia é que todo o mapa seja recarregado, e a regra do Overflow seja aplicada novamente para você. Mas não deveria ser aplicada para o grupo. O grupo deveria ir para o mesmo mapa automaticamente, caso já esteja andando junto. E isso não estava acontecendo a todo momento.

Ouvi também muitas notícias falando sobre BOTs e pessoas abusando de bugs e glitchs. E já era: mais de 30 mil pessoas banidas. Teve também muita gente sendo hackeada, e banida também, por culpa do maldito. Até ontem, divulgaram que mais de 20 mil contas retornaram a seus donos, e/ou foram desbanidas. Muitos hackers estavam usando banco de dados de contas/emails/senhas, para que programas encontrassem contas que davam certo no jogo. E isso foi um caos, muita gente sendo hackeada. A dica deles, e minha, é bastante óbvia: Nunca dê a senha a ninguém, mesmo amigos ou familiares, e troque a sua senha para uma nunca usada antes por você. Assim, as chances são quase nulas.

Ocorreu também um abuso de uma loja. A ideia é totalmente básica, e praticamente todo jogo já teve uma dessa: A loja vendia o item mais barato do que comprava. Assim, milhares de pessoas compraram litros de itens, e revendiam ao mesmo NPC, por um preço maior. 

Já os BOTs, não tem nem o que falar né? Um bando de besta achando que vai conseguir alguma coisa. Como o jogo não conta com um acesso gratuito para testes nem nada, todos os BOTs pagaram os 60 dólares para entrar. E todos eles foram banidos. Mais dinheiro entrando, literalmente de graça, para os desenvolvedores. Façam mais BOTs ai agora! Melhor pro jogo, mais dinheiro para desenvolvimento e melhorias. :)



Outra coisa foram os viciados. Já tem muita gente nível máximo. Bom, uma semana jogando, ok. Mas os primeiros níveis 80 foram a cerca de 13 horas pós lançamento. Sem contar que o primeiro cara a pegar nível 80, fez toda a experiência somente construindo itens. Não matou um bicho sequer. Ele disse que toda a guilda foi arrecadando itens e entregando a ele, para que então, fizesse itens para a guilda, e passasse de nível ao mesmo tempo (pois fazer itens também dá experiência). A ArenaNet (A desenvolvedora) disse a um tempo que seria sim possível pegar do nível 1 ao 80 somente criando itens. Mas ela também disse que o processo não é seria muito rápido. O que o cara fez não é de prática normal a jogadores comuns. Afinal, não foi ele quem pegou os materiais para fazer os itens. Logo, sozinho não é possível evoluir tão rápido. 
Teve também muita gente que conseguiu 100% do mapa (E do mapa, eu me refiro a todo o mapa-mundi do jogo) nos primeiros dias. Totalmente insano. Mas não se engane, o jogo não é tão pequeno não. Um jogador normal, que joga entre 2 a 5 horas por dia, deve levar mais de um mês para completar o mapa inteiro. Já o nível 80, é sim algo relativamente rápido. Isso porque é baixo aumento da quantidade de experiência necessária para evoluir no decorrer dos leveis. Por exemplo, em um jogo normal, a ideia é que do nível 27 pro 28, você precise de 100 de EXP, mas do 28 pro 29, 200. Praticamente o dobro. Aqui não, você iria precisar de, seguindo o mesmo exemplo, 110~120 de EXP. 

Eu mesmo, completando a primeira área da minha raça, que é do nivel 1 ao 15, para chegar aos 100% de mapa completo, peguei quase nível 18. É bem fácil mesmo. Acontece que, apesar do nível ser fácil via EXP, os monstros é que vão ficando bem difíceis. E você se verá usando estratégias complexas de batalha com monstros normais, não só com mini-chefes ou chefes. Diferentemente de outros jogos do gênero, nos quais você se acostuma a matar monstros comuns com alguns poucos golpes golpes, sem necessitar de muito raciocínio para isso.

De resto, foi genial a minha experiência com o jogo esses meus primeiros 20 níveis. E eu ainda estou no meio da minha segunda área. Faltam três. Estimo que estarei no nível 30 até esse final de mapas iniciais. Assim poderei finalmente começar a testar as Elites de minha Raça (skills "ultimates" que podem ser liberadas a partir do level 30). :)

Ah, e uma coisa que eu achei que não seria grande coisa (Só achei que seria legal, nada de mais), foram os Jumping Puzzles. Mas me enganei. São muito legais. Muito mesmo. Acho que o mais legal é tentar descobrir a entrada. E já no terceiro que entrei, não era somente pular até o final: Eu tinha que, no meio, encontrar um segundo caminho, para ativar uma alavanca, dando um buff temporário em mim, para que eu pudesse atravessar um portal no final do caminho principal. Uau, minha cabeça ficou louca naquele momento, quando descobri o que era pra fazer! xD

Por fim, deixo um “Valeu muito a pena”. Quem ainda estiver em dúvida se vale ou não a pena comprar, ou se tem alguma dúvida do jogo ou de algo relacionado a ele, só perguntar que eu respondo! Já consegui fazer, assim como o Asi, com que duas pessoas comprassem o jogo.
Quem sabe você não é o próximo? >:D

0 comentários:

Postar um comentário