HC: [GW2] Minhas Profissões e Raças - Parte 1




Todas as contas possuem 5 slots para personagens. Sem contar a possibilidade de poder aumentar este número com Gems, o CASH do jogo; aqueles que gostam de experimentar várias profissões (O nome dado as classes do jogo), e querem ter a chance de experimentar as 5 raças, e suas devidas histórias pessoais, gastarão um belo de um tempo decidindo quais criar. E este foi o meu caso.

Antes de mais nada, não se confunda: este post não é um guia de profissões. A gente já fez um aqui

Bom. Eu cheguei a testar todas as profissões, entre lançamento e BETA. Não dá pra levar tanto em conta os personagens que joguei no BETA, também, já que não foram muito educativos... Era mais um corre-corre pra poder jogar um pouco.

E eu não vou citar todas as 8 profissões, já que mesmo tendo jogado com todas, não tenho ideia de algumas, que só joguei alguns níveis iniciais. A ideia desse post é mais uma conversa. Falar um pouco das primeiras 4 profissões que joguei pós-lançamento, e minhas opiniões sobre elas. E também para ver se serão, ou não, as minhas 5 personagens da conta. (Porque eu não consigo ficar com um personagem só.. xD)

Depois de algumas jogadas no BETA, ficou decidido para mim que eu iria jogar de Elementarist, o mago do jogo. Eu estava a procura de uma profissão versátil, que pudesse ajudar, e pudesse dar dano. E ele faz isso bem. Mas eu também queria uma profissão que não fosse tão complexa a ponto de me fazer, para matar um mísero monstro, esmagar todas as teclas do meu teclado. Mas não se engane: eu queria estratégia na batalha.




O primeiro personagem que fiz no lançamento foi, de fato, um Elementarist. Mas durou somente 7 níveis. Eu já estava cansado de ter que trocar, toda hora, de elemento. É legal diversificar entre armas, como acontece com o resto das profissões, mas a troca exaustiva entre quatro elementos, ou seja, 20 novas skills, era muito para o que eu estava atrás. Sem contar que, mesmo ele sendo bastante forte no começo, ele não tem muita ideia de sobrevivência, dependendo da arma que você está usando. Mas no geral, você as vezes ganha um teleporte, mas tem que se manter no "rola-rola" da esquiva básica.
Quer dizer, sobrevive. Mas você se verá com tendinite aguda depois de algumas horas. :P

Mas no geral é uma profissão tão legal, tão diversificada, que é meio que um pecado não ter um. Tenho total certeza de que não jogarei com um no PvP, por exemplo, mas o PvE com um desses é bem divertido.





Depois parti para o Warrior, o guerreiro "boladão". Foi totalmente o contrário do que eu estava esperando. Foi bem divertido. E hoje é meu personagem de maior nível. A ideia dele não é só bater. Quer dizer, é. Mas não é também. xD

Dependendo da arma que você escolhe jogar, ele muda bastante. E o set de armas que eu mais curti foi de usar a Maça e Escudo. Assim, eu tinha um dano alto, tinha 3 skills que davam stun (Atordoamento) e 2 skills que bloqueavam completamente um ataque do inimigo (Sendo que uma delas, contra atacava, dando um novo dano grande). Com esse set eu estava pronto para qualquer parada. Afinal, se você atordoa um inimigo na hora certa em que ele começa um ataque, você o interrompe completamente. E o mesmo para o bloqueio. Isso tudo sem contar no fato de que eu tinha duas esquivas básicas para usar. Era bem raro, então, levar algum dano sequer. 

Porém, eu ainda não estava forte para algumas situações. E para estas, eu usava o Rifle, minha opção a distância. E ele é bem forte. É até estranho você ver um guerreiro, todo "cavaleiro", com um rifle na mão. Além de ser a distância, a ideia do rifle era ser mais 1x1. A maça, espada, e tudo mais, eram bastante AoE. Ou seja, danos em área.

Só que ai, toda essa simplicidade começou a cansar. E eu ainda estava atrás de uma profissão que tivesse skills de utilidade (As skills de profissão, que ficam nos slots 6 a 0 da barra de atalhos, não tendo relação alguma com a arma utilizada) úteis para diversas situações. Quando me refiro a úteis, são tanto skills boas para a batalha, quanto skills que podem, por exemplo, ser úteis para locomoção, dando algum buff ou sei lá.

E o guerreiro não tinha isso. A maioria das skills de profissão dele eram para derrubar inimigos, pular em cima deles, bater, bater, bater... ou então os símbolos, (Nos quais, aliás, todas as profissões possuem, só que cada profissão tem símbolos de um gênero, dando um bônus diferente) skills que dão bônus passivos, e quando ativados, davam outros efeitos, cancelando o passivo até o tempo de recarga voltar. (Aumentar dano, aumentar defesa, regeneração de HP, etc...)

É uma profissão clássica. É raro encontrar um MMORPG aonde as classes "Standard", como Guerreiros, são ruins. Dão um dano alto, tem uma defesa boa, e são fortes do começo ao fim, sem ter muitos altos e baixos.


Eu confesso que ainda estou em dúvida entre um Warrior, ou um Guardian. Ambos são parecidos, com armaduras pesadas e danos de perto. Só que o Warrior é mais "bárbaro" e seco, enquanto que o Guardian é uma versão mais espiritual de um cavaleiro, dando muito dano de fogo, simbolizando algum "fogo sagrado"... Um belo exemplo de comparação, é nas armas a distância. Enquanto o Warrior usa arcos e rifles, o Guardian tem a opção de Cajados e Cetros. Ao invéz, então, de projéteis físicos, o Guardian conta mesmo com uma ajuda espiritual, mágica, e quem sabe, divina. O problema é que ambas são muito boas, só que o Guardian é mais versátil, podendo dar um suporte/cura para grupos, dar dano, etc... E eu ainda não tendi para nenhum dos lados... hehe





E ai depois, criei um Mesmer. Novamente, outra profissão nada a ver com minhas escolhas iniciais. E confesso que curti bastante. A ideia dele não é dar dano alto, e sim, encher o saco da galera, atrapalhando e dando status negativos. Ele pode invocar até 3 ilusões, que atacam o inimigo. Essas ilusões são clones de você, com menos vida, mas que inicialmente não dão dano algum, apesar de atacarem. Então a ideia dele é bem legal. Você usa os clones para uma porção de coisas:
  • Atrapalhar o inimigo (Funciona mais no PvP, já que os NPCs simplesmente trocam de alvo feito loucos) se multiplicando na frente dele, 
  • Explodir os clones no inimigo, dando dano, ou atordoando, etc...
  • E até mesmo, no PvE, para usa-los como escudo humano.
E no geral fazem o que prometem. Já vi, por exemplo, um Mesmer solando um Champion. Champions são os grandes chefes do jogo, e normalmente aparecem em eventos pelo mundo. A ideia deles é que são praticamente impossíveis de matar sozinho, e não é a toa que o evento vem com um grande, e laranja, "Group Event" estampado no nome. São também, diferentes dos "Veterans", que são os mini-chefes do jogo, e simbolizam também os famosos "monstros líderes". Por exemplo, se existem alguns javalis por ali, é capaz de que exista um "Veteran" Javali, que é bem mais forte, maior, e tudo mais. São tipo mini-chefes de mapa, e também são eles que estão nos finais dos Jumping Puzzles. E diferente dos Champions, esses podem ser solados com mais facilidade.

Acontece que os Mesmers tem um dano horrível. Horripilante. Dá até aflição.
Para combater isso, eles tem uma condição quase que exclusiva da profissão: Confusion, Confusão. (QUASE exclusiva. Os Engineers e Elementarist também possuem raras habilidades, coisa de uma ou duas no máximo, que provocam essa condição...) Já o Mesmer não, tem uma quantidade alta de habilidades que provocam Confusion.

A ideia do Confusion é fazer com que o inimigo pague pelas suas ações. Ou seja, se ele fizer qualquer ação, e ação envolve qualquer tipo de habilidade/ataque (Não sei se esquivar entra no meio da fórmula...), ele recebe um dano, enquanto possuir a condição Confusion ativa em si. E ai sim, temos boa parte do dano do Mesmer. Pelo menos quando usamos Cetros, que foi a arma que mais curti, e a arma que provoca boa parte dos Confusions.

Mas puxa... Não estava satisfeito ainda. É uma ótima classe pra jogar, e sim, terei ele na minha conta. E é um fato de que, no PvP, o Mesmer destrói. Quer dizer, não é o termo "destruir", de "sair correndo e matar em uma porrada". Até porque no Guild Wars 2 não tem isso. Ele é mais pro lado das "profissões indispensáveis" em uma batalha. Você tem que ter um Mesmer no time, para fazer um efeito maior na luta.




Finalmente, a tentativa/escolha mais imprevisível que fiz: Thief. E olha... Gostei. Bastante. Cheguei a testa-lo no BETA. Achei "normalzinho". A mecânica de skills, porém, é única. Ao invés de ter cooldown (Tempo de recarga entre usos da mesma habilidade), o jogador possuí a Initiative (Iniciativa), que é nada mais nada menos que uma espécie de "mana". É a mesma coisa. Só que ao contrário de todas as outras profissões, repetindo, não há cooldown nas habilidades.

Ou seja, o Thief pode "spammar" habilidades. Desde que ele possua pontos de Initiative suficientes. Diferente dos MMORPG de sempre, você possuí, além dos pontos de mana, tempo de recarga entre habilidades. É só pensar que aqui, você só possui a mana.

E experimentando mais a fundo, eu fui curtindo mais ainda jogar com ele. No geral, ele trabalha muito com:
  • Habilidades que provocam envenenamento,
  • Habilidades que recuperam pontos de iniciative (Logo, mais dano vindo de spam de habilidades),
  • Habilidades que deixam ele invisível por alguns segundos,
  • Shadow Step.
Shadow Step é simplesmente divertido. São algumas habilidades que fazem o personagem ir instantaneamente ao inimigo. Algumas são mais interessantes: fazem ele voltar ao ponto que conjurou a magia. Por fim, eu estava me divertindo muito mais com ele do que me diverti com todas as profissões anteriores.

Eu achei o Thief bastante "papel", como chamamos os personagens que tem uma defesa relativamente porca. A jogabilidade do Thief na verdade envolve uma grande gama de habilidades que esquivam danos automaticamente, e outras tantas habilidades que te deixam invisível. No começo, é bem difícil jogar com um, porque não dá pra sair levando dano. O bom de jogar com ele também, é que você aprende, na marra, a esquivar e jogar direito. Porque basicamente, no começo do jogo, você não precisa esquiva muito. Porém, ao passar dos níveis, você verá que, se não esquivar, não vai sobreviver ao conteúdo que for avançando...

■ ■ ■

Conclusão

Minhas escolhas, por enquanto, ficam nisso daí. Ainda preciso decidir se, para meu quinto e último personagem, farei um Ranger (Achei legal ter que ir atrás dos pets, e são muitos... Mas a jogabilidade deve ser bem monótona... Quer dizer, é o arqueiro/caçador do jogo né, fraco não é...), Necromancer (Joguei com ele bastante no BETA. Acho até que foi a que mais joguei. Mas era meio repetitiva. Só que agora, sabendo que conditions valem muito a pena, volta a ser uma profissão a se pensar.), e talvez... talvez, Guardian. Como falei lá em cima, eu estou entre Warrior e Guardian para o mesmo slot. Eu não sei se teria os dois. Até porque, estou querendo uma quinta profissão diferente, pra variar, não o mesmo da mesma coisa.

É até engraçado pensar que já descartei o Engineer, que até antes do Elementarist, iria ser a minha profissão principal. Mas me enganei. xD
Ela é boa. Forte, e bem versátil. Mas puts... Eu simplesmente descartei. Não consigo me ver jogando com um.


Na próxima parte deste post, irei falar um pouco sobre as raças. A ideia do texto vai ser a mesma: falar um pouco do que eu achei, no geral, das raças que joguei. A única que eu ainda não joguei praticamente nada, foi o Charr. O resto, já tenho uma noção, e acho que já dá pra tirar um papo. Até já. :)

0 comentários:

Postar um comentário