Grand Chase ~ Rage Quit



1. O que é?
No longínquo ano de 2003 (sim, 2003!) a KOG lançava na Coreia um MMO de luta, em 2D, com muitos elementos de jogos de plataforma, dungeon crawler, com foco no PvP, com um sistema de cash que influencia muito no jogo, onde, o modo estória se focava em 3 meninas, uma guerreira, uma maga e uma arqueira.

Três anos depois, a Level UP! Games trouxe esse jogo para o Brasil, com servidores próprios. Tornando um dos maiores sucessos do mercado brasileiro de MMO de todos os tempos.

E, até hoje, mesmo depois de tanto tempo depois de seu lançamento, muita gente continua jogando GC. Eu joguei assim que o jogo foi lançado (uma coisa que chamou bastante atenção a época, foi o fato das protagonistas serem mulheres... com classes e cores numa referência clara ao anime Guerreiras Mágicas Rayaerth). 
E, a pedido de alguns amigos, tentei jogar novamente. Mas simplesmente eu não consigo jogar mais esse jogo.


2. O que decepcionou?

2.1. Aparência Datada
Eu sei que é um jogo antigo, mas precisava deixa claro isso em todos os elementos do jogo? Desde o instalador aos menus, o jogo parece estar paralisado no tempo.

Isso sem contar os gráficos. Eles já não eram grande coisa na época em que o jogo foi lançado. Mas agora eles estão muito fracos... incomodam. Principalmente porque o estilo gráfico do jogo não é algo "artisticamente" atemporal.
Explico: os personagens, os inimigos, e o ambiente, são em 3D. Fazendo uma opção não por ser um desenho, ou uma pixel art, e sim tentar se aproximar de texturas e efeitos mais "reais". Porém, foram feitos com uma tecnologia já ultrapassada, apresentando serrilhados e problemas de definição de personagens e cores. Some a isso 9 anos sem qualquer evolução nesse aspecto que você verá que eu tenho lá meus motivos para não gostar dos gráficos do jogo.

"Ah, asiadis, você tá jogando um jogo de nove anos atrás e quer que ele tenha gráficos bons?"

Então, primeiro ponto, meu maior questionamento é em relação ao estilo gráfico. Onde eles não se focaram em algo onde o padrão comparativo mudasse tão rapidamente com o tempo.
Tornando mais claro com exemplos. Super Mario World 2: Yoshi's Island, é um jogo claramente influenciado por um livro infantil, bem como The Legend of Zelda: Wind Waker. Esse jogos, apesar da tecnologia gráfica estar ultrapassada, possuem gráficos belíssimos, mesmo atualmente. E o mesmo vale para Okami, que tenho certeza que ainda me agradará daqui a 10 anos.

Ao fazer um MMO, o qual se pretender estender a jogabilidade por um período longo de anos, tem que se pensar em como será a aparência do jogo daqui a 5, 10 anos. Ou, então, estar-se disposto a melhorar graficamente o jogo posteriormente. E isso é possível. Dungeons and Dragons Online provou isso (e mesmo World of Warcraft passou por melhoras gráficas no decorrer dos anos).

2.2. Síndrome de Teletubies
Uma coisa que me fez para da primeira vez e que me impede de voltar pro jogo agora é a absurda quantidade de vezes que você precisa repetir um mesmo mapa para completar quests.

Mesmo tendo diminuído bastante a quantidade de itens para progredir no avanço de classe, ou a quantidade de experiência necessária para evoluir, para mim não faz sentido nenhum ter que repetir um mesmo mapa, com os mesmos inimigos, no mesmo nível de dificuldade, podendo usar as mesmas técnicas e habilidades.

E o jogo consegue ser repetitivo em praticamente todos seus elementos.
Existem combos, mas a maioria se resolve com "z,z,z,z,z".
Existem atualmente 16 personagens, com até 4 classes para cada um deles. Mas todos seguem a mesma divisão das três personagens iniciais (maga, guerreira ou arqueira). É raro vez um personagem que tenha um diversidade de jogabilidade gritante.

E antes que alguém diga "Ah... mas o fulaninho tem o 'z, pra frente, pra trás, z' que é muito diferente do 'pra trás, z, pra frente, z'", eu só peço para comparar com um jogo de lutas como Street Fighter ou Mortal Kombat. A quantidade de estratégias, combos, mecânicas, e estilo de jogo para cada personagem (salvo algumas exceções, como Ryu e Ken, que são relativamente parecidos).

2.3. Hackers! Hackers Everywere!
E esse é um problema que sempre afetou o jogo. Na verdade, sempre afetou qualquer MMO. E a LUG parecer ter um imã para Hackers (não quero entrar em discussões sobre a competência administrativa da empresa).

E isso é chato em qualquer jogo. Mas em um jogo onde o foco é a competição entre os jogadores, qualquer tipo de trapaça que alguém faça, pode simplesmente destruir qualquer experiência positiva que você possa ter em relação ao jogo.

Os itens de cash também são totalmente desbalanceados em relação aos demais. E, talvez, isso seja mais um estímulo ao uso de programas ilegais.

E mesmo para se jogar entre amigos, o jogo infelizmente nunca conseguiu ter um equilíbrio razoável, ou uma competitividade suficiente para transformá-lo em um E-Sport.


3. O que pode te levar a continuar no jogo?
CG continua com uma base de jogadores muito grande. E como os requisitos do sistema são muito baixos, é fácil encontrar um amigo que queira testar o jogo para se divertir contigo um pouco.

Mesmo havendo alguns títulos internacionais que se assemelham à Grand Chase (em especial Elsword), ele é o único jogo no estilo com servidores brasileiros (até onde eu sei).

Por último, o conteúdo do jogo é bastante vasto, como se pode notar pelo já citado número de personagens e classes disponíveis.

1 comentários:

Sori disse...

Já foi um bom jogo, hoje em dia até a jogabilidade foi afetada drasticamente..

Postar um comentário