HC: [GW2] Minhas Profissões e Raças - Parte 2



Na primeira parte, falei um pouco do que achei das profissões do jogo que testei e escolhi jogar, para preencherem os espaços da minha conta. Agora falarei um pouco sobre as raças, uma escolha que pode ser difícil para algumas pessoas.

Difícil não. Chata. Isso porque você "meio que tem" que levar em consideração quatro coisinhas, algumas simples e bobas, e outras nem tanto:
  1. Aparência. O gosto varia de pessoa pra pessoa, mas é algo importante sim.
  2. História. Cada raça tem histórias totalmente diferentes, e mais de uma, de acordo com suas escolhas no momento de criação do personagem.
  3. Habilidades raciais. Apesar de não possuir habilidades passivas, ainda pode ser um ponto a se pensar na hora da escolha.
  4. PvP. Uma questão de estratégia. (?)

Não se engane, porém, todas as raças compartilham as mesmas características de movimentação, pulo e tudo mais. Vou recapitular então as quatro partes acima, e detalhar um pouco mais.

Aparência

Crucial pra muita gente. Eu mesmo, preciso me sentir confortável com aquele modelo de personagem. Pode ser frescura, mas muitas pessoas assim como eu, jogam para se divertir, e não só jogar por jogar. E tem toda a questão de imersão também. Sendo um RPG, pensar que o personagem ali é algo meu, de meu controle, é interessante. Mesmo que você não entre no papel e saia brincando de RP (Role Play, ato de falar e agir, no jogo, como o personagem que vive naquele mundo), é legal ter conforto com o personagem que você irá controlar por todos os níveis e desafios.


Já na questão de roupas e armaduras, você tem que seguir mais para o lado da profissão, e não da raça. Só que ai entra a questão do tamanho do modelo do personagem. Cada raça tem um tamanho, e sendo assim, todas as armas e armaduras irão se escalar para combinar com a raça. Uma roupa e uma arma idênticas ficaram muito menores em um Asura, e super grandes em um Norn e um Charr.
E se você quer ser um Guerreiro, que usa então uma armadura pesada, e você quiser ver todo esse poder e defesa "com os olhos", as melhores opções sempre serão de raças maiores. As roupas em um Asura, por exemplo, sempre passarão batido praticamente, já que eles são bem pequenininhos. Para comparação, a maior altura de um Asura bate na menor altura de um Humano, por exemplo. Armas grandes, como Cajados, Martelos e Espadas de duas mãos, serão quase que palitos nos Asuras, porém massivos em Norns e Charrs.

História

A história pessoal pode ter mudanças bastante drásticas, de acordo com pontos que você escolheu na hora da criação do personagem, como por exemplo, "Como você nasceu? a) Nobre. b) Cidadão comum ou c) Pobre
Questões simples como este exemplo, somada a mais umas duas ou três no mesmo estilo, definem histórias bastante únicas e diferentes para cada jogador.

A única raça que eu não joguei direito foi os Charr. O asi está fazendo uma fanfic contando seu jogo, e ali ele conta bastante da história do Charr, que é a raça que ele escolheu começar. Não vou também contar a história das raças que joguei. É chato sair dando spoiler, mesmo que a pessoa não chegue a jogar. Fique ai então com um saborzinho da história, e jogue se curtir. Mas darei um tapa na ideia do que te espera em cada raça.

A primeira raça que criei foi um Humano. As vezes eu nem curto muito ser o básico do básico, mas achei que seria legal. E foi. A história é mais campal, com uma atmosfera entre bandidos, fazendas, centauros invadindo as terras, e o exército local tentando conter tudo com a ajuda dos jogadores.

Já os Sylvari, que também curti, conta o começo da vida de seu personagem. Ele é uma planta, e nasce de uma semente de uma árvore "Mãe". A história discorre com ataque de uma "gangue" que tenta promover o "pesadelo" (Nightmare), já que antes de nascer, cada jogador passa por um "sonho" no início da gestação. É uma população que acabou de nascer, sendo então a mais nova das raças. Tem também um pouco de corrupção zumbi pelas terras e ataques de tribos de sapos, guerreiros e xamãs (Que aparece em todas as regiões das floresta abaixo de Kryta). Mas no geral é meio repetido. 

Os Norn, porém, vivem nos mapas gelados. Neve pra todo lado, o que dá até um pouco de aflição. A ideia dos eventos que ocorrem ali são um pouco da corrupção de gelo que vem acontecendo por xamãs inimigos e elementais, todos buscando e adorando o Dragão de Gelo, um dos dragões do jogo. Eles são bem ingênuos, porque foram isolados nesta parte da montanha, e ao verem que coisas estão acontecendo fora dela, forjam um povo mais forte e unido. Eles são bastante "caçadores", adorando os quatro deuses da caça, cada um com um animal: Urso, Corvo, Leopardo da Neve e Lobo. Os mapas iniciais deles são um dos mais bonitos, porque a quantidade de montanhas é tão grande que te eleva em alguns pontos, e você dali pode ver um cenário muito lindo, por cima de florestas e vilas ao longe.

E finalmente, os Asuras. Até agora, minha raça favorita de longe. A história deles gira em torno de pequenos seres que sairam de baixo da terra, e começaram a viver na superfície. Muitos dizem que eles se parecem com gnomos ou sei lá o que, mas tecnicamente eles são voltados a touperas. São uma raça inteligentíssima, criam engenhocas mágicas, e foram os responsáveis por criar os portais que ligam as cidades dos mundos. Os inimigos da vez são os Inquest, uma vertente "do mal", que gosta de roubar planos e inventos para uso maligno. Apesar dos Charr serem a raça mais mecânica do jogo (São bastante Steampunk! o/), os Asura são, como falei, mais desenvolvidos, com aparatos mais mágicos. Eles também são os criadores dos Golens, que são máquinas dirigidas por alguém, para ataque ou coleta de recursos.

Habilidades raciais

São bem diferentes de jogos como World of Warcraft, aonde as habilidades racias praticamente te obrigam a ser determinadas profissões com aquela raça. Aqui elas são mais suaves, sempre ativas (E não magias e bônus passivos), e nunca serão algo muito mais forte que skills normais. Só diferentes, e únicas. As vezes bem úteis para algumas profissões, mas não fazendo com que determinadas raças ou profissões sejam recomendadas.

Por exemplo, os Sylvari tem algumas skills com relações das plantas. Então eles podem por exemplo, fazer com que raizes imobilizem o alvo por alguns segundos. Ou então acionar uma semente curativa, que cura e regenera a vida das pessoas a sua volta. Ou então uma planta no estilo "Plants vs Zombies", que atira sementes no inimigo.

As skills raciais são bastante diferentes de raça para raça, mas não são skills que irão influenciar muito na vida do jogador, já que elas só poderão ser usadas no PvE e no WvW. E ainda sim, se você for comparar com as skills da sua profissão, não são lá grandes escolhas para serem substituídas. Mas vale citar que no geral, todas as raças tem skills raciais em cura (hotkey 6), e/ou utilidades (hotkeys 7~9), e/ou elite (hotkey 0). Algumas tem mais em elite, como os Asura, outras em todas, como os Humanos.

PvP

No PvP estruturado ou nos torneios e campeonatos, o personagem não carrega características da raça, como as habilidades raciais. Porém, a escolha da raça pode ainda ser uma questão de estratégia, como o tamanho dos modelos, por exemplo. Personagens menores são mais difíceis de serem identificados, mesmo que o nick do jogador apareça em diversas outras situações. Assim como modelos maiores, de raças maiores, são mais fáceis de serem vistos. Neste caso, sim, uma classe menor poderá ter uma vantagem visual e psicológica no PvP. Mas vale lembrar que nenhuma raça tem características diferentes. Todos tem, para a lógica da batalha, mesmo tamanho, mesmo alcance de armas, e mesma distância de pulo, por exemplo.

Sendo assim, para jogadores "puro-PvP", é interessante criar uma raça como os Asuras. E tentar evitar raças como Norn ou Charr, que são bastante grandes. O que já é diferente de pensar na Guerra. 

Agora, caso o jogador jogue a Guerra, é possível que ele tenha um papel X na batalha, e precise de alguma habilidade racial. Por exemplo, é interessante fazer com que jogadores andem devagar, ou fiquem estáticos em algumas situações. Sendo assim, é possível que os Sylvari sejam uma das melhores raças para a Guerra. Como as batalhas são com muitas pessoas, dessa vez o tamanho não vai importar muito, já que os campos são mais abertos.

Mas no geral, as habilidades raciais ainda não tem aquele "grande poder" que irá dizimar combatentes. Então voltamos a estaca zero: Faça qualquer raça se for jogar PvE/Guerra, e escolha uma profissão que você curta jogar. Porque ai sim, esta escolha da profissão fará uma diferença dez vezes maior.

0 comentários:

Postar um comentário