Montando um PC Gamer ~ Dicas



É muito comum surgirem dúvidas na hora de atualizar seu PC ou comprar um computador novo. No post de hoje, tentaremos dar algumas dicas que podem te ajudar.
Não é nenhum grande compêndio definitivo sobre "como comprar um PC novo", mas certamente você não ficará mais às cegas em relação aos itens mais importantes de um Desktop.


1. Desktop ou Notebook?
Em regra, a diferenciação dos dois é bem simples.
Notebook tem a vantagem da mobilidade. Um Desktop tem as vantagens de ser mais barato e de existir uma maior facilidade na troca e manutenção de peças.

Mobilidade é um item fundamental pra ti?
Não?
Então opte por um Desktop.


2. Comprar um PC novo ou atualizar o meu?
O foco deve ser sempre a opção mais barata.
E, em regra, é mais barato trocar algumas peças de um computador do que trocá-lo por inteiro.
Alguns componentes conseguem se manter atuais por longos períodos (o principal exemplo é a fonte do computador). Outros, no entanto, em pouco tempo acabam se tornando obsoletos.
E isso varia de geração para geração de games. Não existe uma regra absoluta.

Mas o problema principal é que se você precisar trocar sua Placa-Mãe ou seu processador por um da nova geração, vários componentes do seu computador podem ser incompatíveis. O que acaba te obrigando a trocar um número gigante de peças.

Geralmente, se o seu computador possui mais de cinco anos sem atualizar nenhuma peça, dificilmente você conseguirá aproveitar alguma coisa nele.
Mas você só tem como afirmar isso se analisar peça a peça do seu PC.
(Para sabe a configuração atual do seu computador, basta ir em "Painel de Controle\Sistema e Segurança\Sistema")


3. Peças Fundamentais
Agora, passaremos a analisar os componentes mais importantes de um Computador.
Repito que esta será apenas uma análise básica do tema. Se quiser um texto mais longo e aprofundado (e chato) eu recomento o Clube do Hardware.

Eu também gostaria de destacar dois detalhes:
1º Tanto faz se você comprar um PC pronto ou montá-lo. Veja uma configuração que seja boa pra você e compre de acordo com elas (não deixe para se decidir pelas opções que a loja te oferecer). Se você achar um Computador montado que te atenda por um bom preço, ele não vai ser "pior" só porque você não montou-o. E se você comprou um PC tento montado-o, ele poderá não atender suas necessidades se você deixar o cara da loja escolher as peças para você (não chegue dizendo "quero um PC para rodar 'tal' jogo", leve sua configuração base sempre).
2º Minhas sugestões irão sempre se pautar pela base atual. Você pode optar por comprar um computador com os melhores componentes do mercado, a questão é que o preço ficará absurdo, e a vantagem não será sequer perceptível na maioria dos games que você jogar. Isso porque o olho humano tem um limite de percepção próximo a 60 quadros por segundo (60 FPS, frams per second). A vantagem de ter, hoje, um computador que consiga processar um jogo além dessa velocidade é, exclusivamente, evitar quedas frequentes no FPS. E eu realmente não acho que vale a pena pagar 3 vezes mais por um PC para ter somente essa vantagem.

3.1. Processador/CPU
Da maneira mais simples possível, processador é o que define a velocidade que uma informação será transportada pelo seu Computador (por isso geralmente comparam essa peça ao motor da máquina). Influenciando também a capacidade de exercício de multitarefas.

Ele pode definir se você conseguirá, ou não, rodar um jogo. E o principal fator de influência no desempenho é a velocidade do processador, definida em GHz (frequência).
As informações de um processador são: "Clock Speed", seria a velocidade média do processador; "Max Frequency", é a velocidade máxima que o processador pode atingir, não tem muita relevância; "CACHE" ou "Memória Cache", é a memória de acesso rápido, também não tem muito motivo para se preocupar com essa informação; 32-bits ou 64-bits (Instruction Set), influência no desempenho, sem grande diferença no preço, mas sua máquina pode apresentar problemas de compatibilidade.

Tanto faz Intel, ou AMD. A qualidade e desempenho são os mesmos, considerando dois processadores com configurações semelhantes. Mas a fabricante do seu processador irá influenciar em relação à compatibilidade de vários itens, especialmente a placa-mãe.

Depois que os processadores passaram a ter múltiplos núcleos, não basta olhar apenas a frequência dos processadores, já que um Dual Core de 3GHz possui um rendimento muito inferior a um i7 de 2,5 GHz, por exemplo.

Na hora de comprar, é importante, então, se preocupar com a linha de processadores que você quer e qual a velocidade mínima que você que para ele (não vejo necessidade de detalhar qual modelo específico você pretende adquirir).
Na atual geração de jogos, qualquer processador com capacidade de processamento de 4 "threads" consegue se sair muito bem. 
Ou seja, um Quad Core dá conta do recado. Mas devido a possíveis problemas de compatibilidade com outros componentes (especialmente a memória RAM), se você for comprar um processador hoje, o ideal é focar em um da segunda geração da linha "i" da Intel, ou o seu correspondente da AMD.

Eu sugiro um processador intel i5, de segunda geração, com velocidade superior à 2,90GHz, 64-bits.

3.2. Placa-Mãe (MotherBoard)
A Placa-Mãe é o que interliga todos os componentes do seu computador. Uma boa placa-mãe tem uma melhor durabilidade. Mas o principal  fato é realmente a compatibilidade da sua placa-mãe com seus demais componentes.

Por serem inúmeros fabricantes, e inúmeros fatores de diferenciação, fica difícil dar dicas básicas sobre a qualidade uma MotherBoard.
A melhor dica que eu posso dar é que se você quiser trocar o seu processador, em regra, você precisará trocar a sua Placa-Mãe, e talvez precise trocar vários outros componentes. Por isso, procure detalhadamente e com calma, de preferência em uma assistência especializada, uma placa que atenda as suas necessidades.
Você pode ir em uma loja física apenas para encontrar um modelo adequado, e depois comprá-lo pela internet.

3.3. RAM
A memória RAM é o que define, basicamente, a quantidade de informação que você conseguirá trabalhar ao mesmo tempo. Jogos precisam de um grande número de tarefas. Além disso, a memória RAM da sua máquina influencia muito se você quiser, por exemplo, jogar e ouvir música ao mesmo tempo.

Em regra, a Placa-Mãe suporta dois pentes de memória.

A frequência da RAM é praticamente irrelevante para o desempenho da sua máquina. O principal fator de relevância é a quantidade de memória (1, 2, 4, 16 GB...) e o padrão da memória (DDR-2,-3,-5...).

Dois pentes de memória de 4 GB (8 GB no total) com um padrão preferencial DDR-5 (observe a compatibilidade com a sua Placa-Mãe) é o suficiente.

3.4. Disco Rígido (HD)
Define única e exclusivamente a quantidade de dados que o seu computador irá armazenar.
Pode influenciar no desempenho do seu PC em relação a velocidade de acesso aos dados, e caso fiquem muito cheios (o ideal é manter o HD sempre abaixo de 50% da capacidade, e desfragmentá-lo periodicamente).

HDs de 1 TB estão com um preço relativamente acessível. E, geralmente, atendem bem às necessidades de um usuário comum.

3.5. Placa de Vídeo (GPU)
Esse componente é o que define, realmente, se um PC é capaz de rodar todos os jogos da atual geração, e a qualidade com que você irá rodá-los.

Os computadores, em regra, já vem com parte da memória dedicada para o processamento gráfico, e placa de vídeo On-Board. Mas se você não quiser gastar dinheiro com uma placa de vídeo, esqueça rodar Skyrim, Battlefield 3, ou qualquer outro grande lançamento (AAA).

Os fatores de configuração da GPU são inúmeros, por isso, na hora de escolher a sua placa de vídeo, verifique um modelo ou série específicos.

Existem duas fabricantes de GPUs, e inúmeras montadoras. As fabricantes são NVidea e AMD. As montadoras são, por exemplo, a ZOTAC, a Gibabyte, EVGA, PNY e etc... (por isso que existe a GT 440 da ZOTAC e da PNY).
O foco deve ser na série da GPU e na memória gráfica da placa (as demais configurações influenciam muito pouco no desempenho, referem-se mais à compatibilidade).

Eu não sou um conhecedor das placas da AMD, mas elas, em regras, são mais baratas e possuem o mesmo desempenho. A questão que é bem mais fácil de apresentarem problemas de incompatibilidade com a configuração do seu PC.

O melhor custo-benefício das placas da atual geração é, na minha opinião, da "série 500" das placas da NVidea.

Então, eu sugiro uma Geforce GTX 560 1024 MB GDDR5 PCI Express. Ela te dará a garantia de rodar qualquer jogo da atual geração com uma performance boa, com preço a partir de R$ 500,00.
Uma opção mais econômica é a GeForce GT 440 1024 MB GDDR3 PCI Express, que você acha até por R$ 200,00. Mas ela apenas te dará a garantia de conseguir rodar os jogos, mas não na qualidade máxima, e, talvez, nem com um FPS estável.

3.6. Fonte
A fonte é um fator fundamental para a durabilidade de um PC Gamer.
Além disso, se você não tiver uma fonte de potência correta, você não conseguirá a energia suficiente para a sua placa de vídeo.

O InMetro fez, recentemente, teste com os vários modelos de fontes. Todos foram reprovados.
Ou seja, não existe, no Brasil, uma marca ideal.
Por isso, na hora de comprar uma fonte nova, observe sempre a potência real desta. E procure comprar uma com potência pelo menos 50W superior ao recomendado pela sua placa de vídeo (se sua placa de vídeo exigir uma fonte de 250W, compre uma de 300W, e etc).

Outra dica, é nunca ligar seu monitor na fonte do seu computador, e sim diretamente no estabilizador (de preferência, tenha um No-Braek, que evita o desligamento do PC nos casos de queda de energia, autonomia de 10 minutos é o suficiente).

3.7. Monitor
Outro fator geralmente ignorado é a qualidade do monitor.
Esse é o item que você deve testar antes de comprar!

Eu não tenho preferência em relação a nenhuma marca específica.
Uma boa dica, é optar por monitores HD, com entradas HDMI ou DVI.

3.8. Sistema Operacional
Esse tópico é apenas para deixar a dica de formatar o seu PC, no mínimo, uma vez a cada dois anos.
Além disso, excluir chaves de entrada inválidas, evitar a instalação de milhares de programas, e ter abertos (ao iniciar o sistema) apenas os programas indispensáveis; podem influenciar bastante no desempenho do computador.

3.9. Outras partes
Cooler, Leitores/Gravadores de CD/DVD, teclado e mouse geralmente você já dispõe. Ou, quando se compra um PC novo, eles vem juntos.
Não necessitam realmente de uma configuração boa para melhorar o desempenho da sua máquina... exceto o Cooler, em casos de super-aquecimento da CPU.

0 comentários:

Postar um comentário